O Instituto Federal do Amapá (Ifap) ofertará 694 vagas em cursos superiores por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso no primeiro semestre de 2025. É a única instituição pública do Amapá a ofertar vagas pelo sistema do Ministério de Educação (MEC). A seleção e a classificação dos candidatos serão realizadas diretamente no Sisu.
O período de inscrições dos candidatos será de 17 a 21 de janeiro, no endereço acessounico.mec.gov.br/sisu
- As vagas do Ifap se referem a sete cursos tecnológicos, seis cursos de Licenciatura e cinco bacharelados, distribuídos nos campi de Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana.
- Do total de vagas do Ifap, 50%, no mínimo, de cada curso são reservadas a candidatos que cursaram, integralmente, o ensino médio em instituições públicas de ensino ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, levando-se em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência. As vagas serão distribuídas segundo o último sendo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da população do Amapá.
- Das vagas destinadas à ampla concorrência, 2,5% serão reservados às políticas específicas de ações afirmativas de candidatos com deficiência adotadas pelo Ifap. Para os estudantes de escolas públicas são destinadas 78,63% para pretos, pardos e indígenas, 7,46% para pessoas com deficiência e 1,76% para quilombolas.