Dona de pet shop é presa em Macapá suspeita de traficar sedativo usado como droga sintética
Anestésico de uso humano e veterinário, a droga apreendida, cetamina, quetamina ou ketamina, também conhecida como Special K, tem sido utilizada na produção de droga sintética que causa alucinações.
A dona de um pet shop foi presa nesta terça-feira, (7), no bairro da Fazendinha, zona sul de Macapá, com uma grande quantidade de Cetamina (sedativo utilizado em cirurgias). Ela é suspeita de vender o material para traficantes, que utilizam o anestésico como matéria prima para produção de drogas sintéticas.
De acordo com o delegado Kleyson Fernandes, adjunto da DETE, a dona do pet shop vendia o anestésico no mercado negro para os traficantes que produziam drogas como ecstasy e key.
A mulher, que não teve a identidade revelada até a publicação desta reportagem, aguarda audiência de custódia.
O que é cetamina?
A substância cetamina (também grafada como quetamina ou ketamina, por causa de sua origem no inglês – ketamine) é um anestésico de uso humano e veterinário que se tornou uma droga ilícita na década de 1980.
O fármaco é considerado um anestésico dissociativo, isto é, que causa efeitos alucinógenos, sensação de bem-estar e tem potencial sedativo quando usado como droga recreativa.
No Brasil, o tráfico utiliza essa substância para produzir uma droga sintética traficada com o nome de “special k”, “Key”, “Keyla” ou “Keta”.