Com a chegada do inverno amazônico, que se estende até julho, o Governo do Amapá orienta a população sobre cuidados e autoproteção em áreas com riscos de enchentes e alagamentos. A Defesa Civil estadual acompanha a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulgada nesta segunda-feira, 6, que estima chuvas intensas e ventos fortes em 12 municípios até a quarta-feira, 8.
A Defesa Civil do Amapá tem trabalhado desde dezembro de 2024 com o monitoramento e mapeamento de áreas com maior risco de inundação em todo o estado. O acompanhamento é realizado diariamente e, dependendo da evolução da chuva, equipes de prontidão são acionadas, assim como outras secretarias em caso de necessidades específicas de intervenção, como, por exemplo, a assistência social.
O trabalho da Defesa Civil conta ainda com a vigilância das áreas mais críticas em todo o estado na Sala de Situação, que funciona dentro do quartel do Corpo de Bombeiros, para enfrentar desastres e eventos extremos. O acompanhamento funciona em tempo real via sistemas de satélites.
Previsão e cuidados
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) mantém o alerta para possíveis chuvas fortes em algumas regiões do estado nesta segunda-feira, 6.
São esperadas chuvas intensas nos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Mazagão, Santana, Macapá, Itaubal, Cutias, Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Porto Grande e Ferreira Gomes, que possuem acumulados previstos que variam de 50 mm a 100 mm ao dia, com rajadas de vento que podem chegar até 100 km/h.
As medidas de autoproteção em caso de desastres são essenciais para diminuir o número pessoas afetadas e possíveis desabrigados.