Como fazer uma pré-revisão de férias no carro em casa? Veja o passo a passo
Seis pontos importantes devem ser analisados e o resultado deve ser passado a um profissional de mecânica
As festas de fim de ano já estão bem próximas e só alguns dias antes de viajar é que muitos motoristas fazem aquela visita a uma oficina. Embora seja sempre necessário fazer uma revisão preventiva checando óleo, filtros, pneus, sistema de alimentação e suspensão, existem alguns caminhos para verificar itens fundamentais no carro e antecipar-se a possíveis problemas.
Vale o reforço de que as dicas a seguir são apenas uma pré-verificação que devem merecer atenção do motorista. Ao constatar algum problema, é vital que o carro seja levado a uma oficina especializada.
Mas o que pode ser verificado em casa?
- Verificação dos Pneus: visual e calibração
Cheque a pressão dos pneus a frio, incluindo o estepe, e calibre conforme as recomendações do manual do fabricante. Inspecione a profundidade dos sulcos para garantir que não estejam abaixo do limite permitido por lei. Para isso, procure pelo indicador de desgaste da banda de rodagem.
Conhecido como TWI (Tread Wear Indicator), este é um ressalto de 1,6 mm de profundidade que fica dentro dos sulcos da banda de rodagem. Caso a banda de rodagem atinja o mesmo nível do TWI, é necessária a troca dos pneus usados por novos.
Verifique visualmente o estado dos pneus que não podem estar gastos, especialmente na parte interna da banda, ressecados ou com bolhas, ou sinais de danos. Se estiverem é sinal que, além do pneu, há sinal de desgaste de algum componente da suspensão.
- Níveis de fluido
Abra o capô com o carro frio, na garagem de casa. Confira os níveis de óleo do motor, fluido de freio, fluido de direção hidráulica, líquido de arrefecimento e líquido limpador do para-brisa. Complete os níveis conforme a necessidade, seguindo sempre a recomendação do manual do fabricante do veículo, ou realize a substituição caso esteja próximo à data prevista para a troca.
O ideal é sempre fazer a troca do óleo dentro do prazo estipulado pelo fabricante que é em média a cada 10 mil quilômetros. Não é recomendado “completar” óleo, nem fluido de freio ou direção. O ideal, se estiverem abaixo do nível indicado, é levar o carro ao mecânico.
- Iluminação
Na garagem de casa, teste todas as luzes do veículo, incluindo faróis, lanternas, luzes de freio e luzes indicadoras de direção (piscas), para garantir que estejam funcionando corretamente.
Luzes fracas, queimadas ou com defeitos de intermitência indicam outros problemas elétricos. Lembrando que luzes externas queimadas rendem multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.
- Palhetas do limpador de parabrisa
Examine as palhetas dianteiras e traseira (se houver) quanto ao desgaste e à eficiência, e substitua-as se necessário para garantir visibilidade adequada em caso de chuva.
Se houver sinal de desgaste no para-brisa como riscos e manchas é sinal de gravidade.
- Kit de Emergência
Certifique-se de que o kit de emergência do carro esteja completo, com itens como triângulo de sinalização, macaco automotivo, chave de roda e lanterna.
Os três primeiros são itens obrigatórios por lei. A ausência dos itens obrigatórios rende multa de R$ 195,23 e desconto de 5 pontos na carteira nacional de habilitação.
- Pré-revisão geral
Com o veículo frio, na garagem de casa, abra o capô e verifique o nível do óleo. É simples e pode antecipar uma série de problemas graves com o motor do veículo. Feita a verificação, em local silencioso, dê a partida e analise se o tempo para que o carro ligue não é demasiado longo, o que pode indicar problemas com a bateria ou sistema de ignição.
Analise se no painel não tem nenhuma luz de alerta ligada como injeção eletrônica (laranja), freio (vermelho) ou qualquer outro. Depois verifique se o funcionamento do motor é normal, sem ruídos, oscilações ou outro sinal de problema. Se houver, faça o relato ao seu mecânico de confiança.