Caso João Vitor: praça da Conceição vai ganhar memorial em homenagem ao estudante
Enquanto memorial não é construído, família do estudante mantém homenagens no banco da praça
Por: Núbia Pacheco/Tv Equinócio
Nesta quarta-feira (27), dia em que João Vitor da Silva Monteiro completaria 16 anos, a família recebeu a notícia de que o Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) vai construir um memorial em homenagem ao jovem na Praça da Conceição, na zona sul de Macapá, local onde ele foi assassinado.
No local, será plantada uma árvore da espécie Ipê em cima da estrutura que carregará a imagem de João Vitor e a dedicatória. O banco será pintado também em homenagem com a cor que a família escolher.
João Vitor, que era aluno da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, foi morto em setembro deste ano. Ele estava com as amigas na praça quando foram abordados por Ailton Carvalho Sena, de 25 anos, que está preso e confessou o crime.
Durante o assalto, o garoto foi atingido por golpes de faca. Ele foi socorrido por populares, mas devido à gravidade do ferimento, morreu no Hospital de Emergências.
Homenagem no banco da praça
No sétimo dia após a morte do jovem estudante, a família resolveu voltar até a praça para colocar flores e cartazes em um banco próximo de onde aconteceu o crime.
A mãe de João Vitor, Leilana Garcia, conta que desde então, todos os dias, amigos e familiares passam pelo local para limpar e colocar novas flores. Ela detalha, aos prantos, que a homenagem é uma forma de manter viva a memória do jovem e também de pedir justiça pelo crime.
“Hoje o João estava completando 16 anos, e eu não estou tendo a oportunidade de celebrar a vida do meu filho. O meu filho viveu com a gente 15 anos e 10 meses e é muito difícil vir aqui e não estar na minha casa fazendo o que ele gostava de comer para celebrar mais um ano de vida. Então eu tirei um dia para vir aqui para que a morte do meu filho não seja esquecida.
Construção do memorial
Nesta terça-feira, data do aniversário de João Vitor, familiares e amigos se reuniram e foram até a praça prestar homenagens. No momento em que estavam lá, a diretoria do MacapaTur passava pelo local e parou para conversar com a família.
Segundo a diretora-presidente do Instituto, Leda Sadala, a mãe de João Vitor fez o pedido para que o memorial fosse construído em homenagem ao filho e o órgão se comprometeu a atendê-la.
“A família nos solicitou uma plantação de uma árvore de Ipê, a qual nós já solicitamos para a Secretaria de Meio Ambiente e amanhã mesmo iremos atender esse pedido da família. O banco também será pintado do jeito que a família solicitou e, na ocasião, também será feito o memorial para lembrar o João Vitor”, disse a diretora-presidente.