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Número de crianças atendidas pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI) chegou a 2.091 em outubro

A maioria dos casos ainda são considerados de baixa complexidade, como infecções intestinais e resfriados

O Pronto Atendimento Infantil do Hospital da Criança e Adolescente (PAI/HCA), contabilizou 2.091 crianças atendidas durante o mês de outubro. Segundo a estatística, a maioria dos casos ainda são considerados de baixa complexidade, como infecções intestinais e resfriados.

A unidade é destinada ao atendimento de urgência e emergência, de crianças a partir de 29 dias do nascimento até 12 anos.

Conforme os dados, 49 (2,3%) das crianças atendidas em outubro foram classificadas como risco azul para prioridade de atendimento, e 1.328 (63,5%) como risco verde, de baixa prioridade, podendo aguardar até duas horas para atendimento. Já 650 (31,1%), 55 (2,6%) e 9 (0,4%) com risco amarelo, laranja e vermelho, respectivamente.

O Pronto Atendimento utiliza protocolo de classificação de risco para a prioridade de atendimento.

Quando procurar o PAI?

  • Convulsões pela 1° vez ou que durem mais de quatro minutos;
  • Chiado, cansaço ou tosse seca;
  • Febre maior que 39 °C por um período maior que três dias ou se for acompanhada de outros sintomas;
  • Irritabilidade e choro incessante;
  • Baixa produção de urina;
  • Recém-nascidos que apresentem baixa sucção durante a amamentação.

Classificação por cores

O Protocolo de Manchester é o método de triagem que classifica a prioridade dos atendimentos, utilizando uma tabela de cores que identifica o nível de gravidade dos sintomas. Veja o que representa cada cor:

  • Vermelho: máxima urgência;
  • Laranja: muito urgente;
  • Amarelo: gravidade moderada;
  • Verde: menor gravidade;
  • Azul: atendimentos simples.
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