Número de crianças atendidas pelo Pronto Atendimento Infantil (PAI) chegou a 2.091 em outubro
A maioria dos casos ainda são considerados de baixa complexidade, como infecções intestinais e resfriados
O Pronto Atendimento Infantil do Hospital da Criança e Adolescente (PAI/HCA), contabilizou 2.091 crianças atendidas durante o mês de outubro. Segundo a estatística, a maioria dos casos ainda são considerados de baixa complexidade, como infecções intestinais e resfriados.
A unidade é destinada ao atendimento de urgência e emergência, de crianças a partir de 29 dias do nascimento até 12 anos.
Conforme os dados, 49 (2,3%) das crianças atendidas em outubro foram classificadas como risco azul para prioridade de atendimento, e 1.328 (63,5%) como risco verde, de baixa prioridade, podendo aguardar até duas horas para atendimento. Já 650 (31,1%), 55 (2,6%) e 9 (0,4%) com risco amarelo, laranja e vermelho, respectivamente.
O Pronto Atendimento utiliza protocolo de classificação de risco para a prioridade de atendimento.
Quando procurar o PAI?
- Convulsões pela 1° vez ou que durem mais de quatro minutos;
- Chiado, cansaço ou tosse seca;
- Febre maior que 39 °C por um período maior que três dias ou se for acompanhada de outros sintomas;
- Irritabilidade e choro incessante;
- Baixa produção de urina;
- Recém-nascidos que apresentem baixa sucção durante a amamentação.
Classificação por cores
O Protocolo de Manchester é o método de triagem que classifica a prioridade dos atendimentos, utilizando uma tabela de cores que identifica o nível de gravidade dos sintomas. Veja o que representa cada cor:
- Vermelho: máxima urgência;
- Laranja: muito urgente;
- Amarelo: gravidade moderada;
- Verde: menor gravidade;
- Azul: atendimentos simples.