Vacina contra a influenza é ampliada para todos no Amapá
Método é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população
O Governo do Amapá ampliou a vacinação contra a influenza para todos os públicos. A iniciativa busca garantir uma maior proteção da população e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe.
Pessoas a partir de 6 meses de idade podem receber o imunizante em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) nos 16 municípios do estado. Até então, a vacina era direcionada apenas aos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, professores e pessoas que apresentam algum tipo de comorbidade.
Para que todos os municípios do estado possam disponibilizar a vacina, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) viabilizou, junto ao Ministério da Saúde, 280.000 mil doses do imunizante contra Influenza. As doses foram enviadas aos municípios para distribuição nas UBS.
A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante o inverno amazônico, período com maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.
A vacinação contra a gripe ainda é baixa no Amapá, apesar das intensas campanhas que o Governo do Estado e os municípios realizam. Segundo dados do Sistema de informações do Programa Nacional de Imunização, até 4 de novembro, apenas 32,19% da população amapaense haviam sido vacinadas.
O município com maior cobertura vacinal é Serra do Navio, com 79,52% dos grupos prioritários imunizados. Seguido de Itaubal do Piririm com 68,13% e Vitória do Jari com 54,52%. Laranjal do Jarí imunizou 25,46% da população, enquanto Santana registrou 29,58% e Oiapoque 30%. Os três municípios são os que apresentam menor cobertura vacinal.
Influenza
A gripe é uma doença causada por diferentes tipos de vírus como Influenza H3N2, H1N1 ou Influenza B. Esses vírus afetam as vias aéreas incluindo o nariz, boca, garganta e pulmões causando tosse, coriza e dor de garganta.