Por Gilvana Santos
É neste sábado (9), a programação cultural que Piratas Estilizados e a Central Única das Favelas do Amapá (CUFA-AP) estão organizando em comemoração do Dia da Favela, celebrado em 4 de novembro, com homenagem à Leci Brandão, a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira, no Rio de Janeiro.
O evento reedita o projeto “Samba Alaranjado” com muita música e Feira de Empreendedores, a partir das 17h, em frente à sede da escola Mais Querida do Bairro do Laguinho.
Os shows iniciam com a apresentação de Yanna MC, a rapper amapaense traz a representatividade feminina na cultura Hip-Hop. Em seguida tem Pegada de Gorila com Igor Black, Zeca Mazagão, Elton e Saulinho do Pandeiro apresentando ao público presente o melhor do repertório da homenageada Leci Brandão. Sem deixar o ritmo cair, o samba prossegue com a sambista Cleide Queiroz e convidados.
Fechando a programação com chave de ouro tem mais um Show Alaranjado, com a Ala Musical e os intérpretes oficiais da Mais Querida: Catatau e Rodrigo Serra, acompanhados de Vlad e Nilson Estilizados, pela Orquestra de Bambas e a rainha da bateria, Carla Nascimento, além do casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Taylor e Andriny Videira.
De acordo com a presidente da CUFA Amapá, Alzira Nogueira, a data é uma oportunidade importante para valorizar as conquistas, a criatividade e a cultura das comunidades de periferia.
“O Dia da Favela, celebrado em 4 de novembro, não é apenas uma comemoração, mas um símbolo de resistência e potência das nossas comunidades. É um momento de lembrar que a favela é, sim, um espaço de criação e inovação, que traz uma contribuição imensa para a cultura e a economia do nosso país”, afirma Alzira.
“É uma parceria que deu certo ano passado e estamos reeditando em 2024, acrescentando uma melhor estrutura para shows e novidades para quem for participar do nosso Samba Alaranjado. Será um evento de muita qualidade e aberto para que o público possa celebrar conosco e com a CUFA-AP esse grande dia”, ressalta a presidente de Piratas Estilizados, Rebeca Lima.
Estilizados e a CUFA Amapá prometem que será uma noite repleta de música, apresentações culturais, empreendedorismo e homenagens, que vai acontecer na sede do Piratas Estilizados, à Av. Padre Manoel da Nóbrega, 233, no Laguinho.