UBSs de Macapá amplia testagem de HIV com autotestes
Disponível para todos os públicos sexualmente ativos, o autoteste de HIV incentiva o diagnóstico precoce e o autocuidado na rede pública
A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), está disponibilizando autotestes de Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São disponibilizados até 5 exames por interessado, que deve fazer seu cadastro portando comprovante de residência, RG e CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O HIV compromete o sistema imunológico, responsável pela defesa contra doenças e infecções, e está entre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que ainda não possuem cura. O SUS oferece tratamento e métodos de prevenção, e na rede municipal de saúde, além do teste rápido, também é ofertado o autoteste, disponível nas seguintes unidades:
- UBS Álvaro Corrêa
- UBS Cidade Nova
- UBS Coração
- UBS Infraero 2
- UBS Macapaba
- UBS Padre Raul
- UBS Raimundo Hozanan
- UBS Rubim Aronovitch
- UBS Rosa Moita
- UBS São Pedro
- UBS UNIFAP
- Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes
De acordo com o Ministério da Saúde, o autoteste de HIV proporciona autonomia aos indivíduos e ajuda a descentralizar os serviços nas unidades básicas. No entanto, é recomendável realizar a prevenção cruzada, com acompanhamento médico e uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ou da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) em caso de risco à infecção por HIV, ISTs e hepatites virais.
O autoteste é simples e pode ser feito em casa, sozinho ou na companhia de alguém de confiança. O exame utiliza uma pequena quantidade de sangue ou fluido oral e o resultado sai em minutos.
Caso o resultado seja positivo, a Prefeitura de Macapá recomenda procurar a UBS mais próxima e iniciar o acompanhamento médico.