Abertura das Seções Eleitorais
• Horário de abertura: Todas as seções eleitorais abriram conforme o previsto às 8h.
No plenário do TRE Amapá, foi instaurada Sessão Judiciária Permanente, que fica aberta até a proclamação dos resultados das eleições. Simultaneamente, na sede do TRE Amapá, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deu início ao teste de integridade das urnas eletrônicas com a impressão da “zerésima”.
A partir desse momento, começou o registro de votos nos 20 equipamentos auditados na Escola Judiciária Eleitoral, localizada no prédio do Tribunal.
Além disso, outros testes ocorrem de forma simultânea, entre eles o de integridade biométrica, realizado nas seções 01 e 07 da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Também teve início o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais na Escola Professora Antônia Silva, seção 118, na 5º Zona Eleitoral; Escola Elizabeth Picanço, seção 76, 6º Zona Eleitoral e escola Marly Maria e Souza, 10º Zona Eleitoral. As auditorias são públicas e acompanhadas por auditores externos, representantes de partidos políticos e entidades como Ministério Público, OAB e IFAP.
• Total de seções eleitorais e relatos iniciais: Em todo o Estado, são 1.928 seções eleitorais, sendo 370 locais de votação.
Até o momento, não foram relatadas ocorrências, como atraso ou falta de energia elétrica pelas Zonas Eleitorais.
- Fluxo de Eleitores
Para proporcionar o conforto a eleitores idosos, com deficiência e mobilidade reduzida, as primeiras horas da votação são dedicadas preferencialmente a esses grupos.
- Funcionamento das Urnas
Nas primeiras duas horas de votação, segundo relatos da Secretária de Tecnologia da Informação do TRE-AP, foram substituídas 2 urnas eletrônicas na capital, sem atrasos no andamento do processo eleitoral.
- Ocorrências e Segurança
A Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral está nas ruas da região metropolitana de Macapá desde às primeiras horas da manhã. Foram relatadas as seguintes ocorrências:
-Derramamento de santinhos em frente as escolas, cujo material foi fotografado e o candidato notificado.
-Fiscais de partido com identificação fora do padrão exigido pela Justiça Eleitoral.