Furlan é reeleito prefeito de Macapá com mais de 85% de aprovação
Vitória esmagadora confirmou nas urnas o que as pesquisas demonstravam para o prefeito com maior nível de aprovação do país
Elden Carlos / Editor
O prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB), foi reeleito na noite deste domingo (6) com mais de 202 mil votos. Até as 19h29, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontava que 99,18% das seções eleitorais da capital haviam sido totalizadas, Furlan aparecia com 85,07%, o que correspondia a exatos 202.494 votos válidos.
O segundo colocado, Paulo Lemos, do PSOL, que recebeu o apoio do governador Clécio Luís, senadores, deputados federais e estadual, somou 9,80%, com 23.323 votos. Uma diferença de 179.171 mil votos.
Em entrevista à rádio Equinócio (90,9FM), logo após a confirmação da vitória em primeiro turno, Antônio Furlan declarou que o resultado apenas confirmava o que as pesquisas diziam.
“Eu havia conversado com minha esposa (Rayssa) esses dias, e perguntava se ela tinha ideia do que aqueles números significavam. Nós apenas temos o aumento da nossa responsabilidade com a população. Fizemos muito em mais de 3 anos e nove meses de gestão, e precisaremos honrar a confiança esmagadora da população. Vamos trabalhar ainda mais pela nossa gente”, declarou o prefeito.
Sobre a composição da Câmara de Vereadores, Furlan afirmou que independente de quem vai assumir as cadeiras ele irá dialogar.
“Quando assumimos o primeiro mandato eu tinha apenas dois vereadores de apoio. Trabalhamos, dialogamos e conseguimos construir uma base sólida. O mesmo vamos fazer para o segundo mandato”, concluiu.
O prefeito reeleito reuniu a imprensa em uma entrevista coletiva na sede do MDB. Depois, seguiu em carreata para Praça Jacy Barata, onde realizou um grande ato para celebrar a conquista com os correligionários e eleitores.
Perfil
Antônio Paulo de Oliveira Furlan, 50 anos, nasceu na Costa Rica, é médico e atual prefeito de Macapá.
Nas eleições 2010, concorreu a deputado estadual pelo PTB, foi derrotado, mas alcançou o posto de suplente.
Em 2013, com a morte do deputado estadual Ocivaldo Serique Gato (Gatinho), Furlan assumiu a vaga do parlamentar. Em 2014, se candidatou novamente e foi eleito. Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadual.
Em 2020, foi eleito prefeito de Macapá pelo Podemos, ao derrotar Josiel Alcolumbre (União) no 2º turno.
Em maio deste ano (2024), Dr. Furlan migrou para o MDB com a intenção de ser candidato à reeleição como prefeito de Macapá nas eleições municipais de 2024.
Neste peito, disputou a reeleição em chapa com o vice Mário Neto (Podemos).