Eleição começa com substituição de urnas eletrônicas em Macapá, mas pleito segue com normalidade, diz TRE/AP
Elden Carlos / Editor
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) divulgou às 9h30 deste domingo (6) o primeiro boletim relacionado às Eleições Municipais de 2024 que ocorrem nos 16 municípios do estado. Segundo a Justiça Eleitoral, são 1.928 seções eleitorais, sendo 370 locais de votação em todos os municípios amapaenses.
A votação iniciou pontualmente às 8h, logo após a emissão da zerézima nas seções. Houve o registro de substituição de pelo menos duas urnas eletrônicas que apresentaram problemas no início dos trabalhos.
Também foi instaurada Sessão Judiciária Permanente, que fica aberta até a proclamação dos resultados das eleições. Simultaneamente, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deu início ao teste de integridade das urnas eletrônicas com a impressão da “zerésima”. A partir desse momento, começou o registro de votos nos 20 equipamentos auditados na Escola Judiciária Eleitoral.
Além disso, outros testes ocorrem de forma simultânea, entre eles o de integridade biométrica, realizado nas seções 01 e 07 da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Também teve início o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais na Escola Professora Antônia Silva, seção 118, na 5º Zona Eleitoral; Escola Elizabeth Picanço, seção 76, 6º Zona Eleitoral e escola Marly Maria e Souza, 10º Zona Eleitoral. As auditorias são públicas e acompanhadas por auditores externos, representantes de partidos políticos e entidades como Ministério Público, OAB e IFAP.
Para proporcionar o conforto a eleitores idosos, com deficiência e mobilidade reduzida, as primeiras horas da votação são dedicadas preferencialmente a esses grupos.
A Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral está nas ruas da Região Metropolitana de Macapá desde as primeiras horas da manhã. Foram relatadas as seguintes ocorrências: Derramamento de santinhos em frente as escolas, cujo material foi fotografado e o candidato notificado e fiscais de partido com identificação fora do padrão exigido pela Justiça Eleitoral.