Saúde

Mamografia deve ser anual após os 40 anos, reforça estudo

No Brasil, sociedades médicas já recomendam exame todo ano para mulheres dessa faixa etária

Mulheres que fazem mamografia anualmente têm menor probabilidade de descobrir um câncer de mama em estágio avançado do que aquelas que fazem o rastreamento a cada dois anos ou com menor frequência.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores avaliaram as informações de 8.145 pacientes diagnosticadas com câncer de mama entre 2004 e 2019. O intervalo de rastreamento foi considerado anual quando o exame aconteceu em um período menor do que 15 meses; bienal se ocorreu entre 15 e 27 meses; ou intermitente se foi feito após 27 meses.

Entre as que faziam o exame anualmente, 9% descobriram a doença em estágio avançado; nas que passavam pelo teste a cada dois anos, esse índice foi de 14%; e no grupo das intermitentes, 19%. A tendência se manteve independentemente de idade, raça e da menopausa.

Segundo os autores comentam no artigo, esses resultados mostram a vantagem do rastreamento anual para o diagnóstico precoce e aumento da sobrevida. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta quase 74 mil novos casos por ano entre 2023 e 2025.

Quando descoberto em estágio inicial, as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 95%. E a mamografia e o ultrassom desempenham um papel essencial nisso. Para se ter ideia, estudos indicam que a mamografia pode contribuir para a redução da mortalidade por câncer de mama em até 40%.

“Como em qualquer câncer, quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura. Muitas vezes, a mamografia permite fazer o diagnóstico antes de o tumor se tornar invasivo, por exemplo. Nesses casos, as chances de cura chegam a 99,5%. Isso certamente contrasta muito com a sobrevida de cerca de 60% a 70% dos casos de diagnósticos em estágios mais avançados”, afirma a mastologista Danielle Martin Matsumoto, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo