Cidade

Estudantes da EM Maestro participam de programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Programação de encerramento do projeto Semana da Inclusão levou estudantes a vivenciarem na prática a importância de respeitar, valorizar e incluir colegas nas atividades cotidianas, dentro e fora da escola

O Futebol para Cegos e Voleibol Sentado, foram as atividades de destaque no encerramento da programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Maestro Miguel, localizada na Zona Norte de Macapá.

O evento aconteceu nesta terça-feira (24), e reuniu cerca 200 alunos, que se revezaram em equipes para a atividade, na área de recreação da escola.

Para a atividade Futebol para Cegos, alunos não cegos jogaram de olhos vendados e o Voleibol Sentado foi adaptado para as crianças terem noção de como os cadeirantes jogam, considerando suas limitações.

A coordenadora do projeto, professora Ana Maria Moreira, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), explicou que a ideia surgiu da necessidade das crianças entenderem de forma concreta, o sentido do respeito e da inclusão da Pessoa com Deficiência, em todas as circunstâncias, seja na escola ou fora dela. E para isso, ela e as professoras Selma Souza e Kátia Oliveira desenvolveram o projeto Semana da Inclusão, realizado nos dias 19, 20, 23 e 24 de setembro, com exibição de vídeos educativos, roda de conversa com os alunos e palestra com o paratleta Luís Silva.

Ao todo, mais de 800 alunos, do 1º ao 5º ano, participaram das atividades nos 4 dias de programação.

As crianças Ana Julia e Kauê dos Santos, ambas com 10 anos e estudantes do 5º ano, estavam eufóricas logo após a partida de futebol para cegos, e falaram com empolgação da experiência única que tiveram jogando de olhos vendados.

Por outro lado, Ana Julia comentou sobre as dificuldades que a Pessoa com Deficiência enfrenta.

“Foi só um momento que eu fiquei sem enxergar e me senti muito perdida. A experiência serve pra gente respeitar mais as pessoas que têm alguma deficiência”, enfatizou a menina, pensativa.

O subsecretário de planejamento e gestão, Marcelo Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), acompanhou o evento e até ensaiou umas jogadas junto com as crianças.

“Esta iniciativa tem grande chance de se tornar uma categoria nos Jogos Paradesportivos Escolares da Semed, porque trabalha a inclusão de forma efetiva”, destacou o subsecretário.

O projeto da EMEF Maestro Miguel tem por objetivo conscientizar e sensibilizar os alunos sobre a inclusão, e para que entendam que, independente de limitações, todo indivíduo é um cidadão com potencial e deve ser respeitado e valorizado por todos e em todas as circunstâncias.

Sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência, na sociedade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo