Profissionais da Educação do município recebem formação do projeto Escolas Ativas
Cerca de 70 profissionais da educação participaram do evento que abordou o movimento como eixo principal na Educação Integral
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta nesta terça-feira (10), o primeiro módulo da formação do Projeto “Escolas Ativas 2024 Escolas em Movimento”. O subtema da formação traz o movimento como fator gerador de saúde e educação integral.
Vinte escolas municipais, e cerca de 70 profissionais da educação, participaram dessa primeira etapa da formação, direcionada a professores da educação especial e regular, coordenadores pedagógicos e gestores.
De acordo com Katiane Monte, chefe da Divisão de Educação Especial (DEE), e coordenadora da iniciativa em Macapá, o conteúdo da formação tem a ver também, com as atividades extracurriculares nas escolas de Educação Integral.
“Uma vez que os alunos permanecem mais tempo na escola, é necessário desenvolver atividades atrativas, e de movimento para que as aulas se tornem mais agradáveis e proveitosas”, disse a chefe da DEE.
A coordenadora ainda ressaltou que o evento objetiva dar continuidade aos projetos vivenciados durante a passagem das caravanas do Esporte e das Artes, que foram realizadas pela primeira vez em Macapá, em agosto do ano passado, alcançando mais de 2 mil alunos.
“As formações direcionadas aos profissionais da educação, realizadas ano passado com as caravanas deram muito certo, e vamos dar continuidade aos projetos neste ano”, destacou.
Marilene Tavares, do Instituto Esporte e Educação, é uma das formadoras do projeto Escolas Ativas. Ela falou de um dos eixos trazidos para a formação.
“A gente vem compartilhar vivências e metodologias ativas com os profissionais da Educação do município, dialogando com a proposta do movimento ser o eixo principal na escola. Entendemos que a educação passa pelo movimento e transcende para outros aprendizados na vida da criança”, ressaltou.
A professora Joelma Santos, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escola Municipal Eli Nogueira, falou da importância de participar da capacitação.
“A formação vem contribuir com novas metodologias de aprendizagem nas escolas. Mostrando possibilidades de incluir os alunos de maneira mais ativa, divertida e feliz, para que se sintam pertencentes ao ambiente escolar”, evidenciou a professora.
O projeto Escolas Ativas 2024 será desenvolvido em 4 módulos, sendo cada módulo, realizado durante um dia, nos meses de setembro, outubro, novembro e finalizando em dezembro.