O que é o Hezbollah, que está em conflito com Israel?
Sheikh Hassan Nasrallah é um clérigo xiita que comanda o Hezbollah desde 1992
As forças armadas de Israel afirmam terem atacado milhares de lançadores de foguetes do Hezbollah no sul do Líbano no domingo, depois de identificar que o grupo libanês estava prestes a atacar Israel.
Após esse ataque, o Hezbollah diz ter lançado centenas de foguetes e drones contra Israel, em resposta ao assassinato de um de seus principais líderes no mês passado. O grupo disse que o ataque israelense não foi suficiente para deter seu plano.
A tensão segue crescendo entre Israel e o Hezbollah após dez meses de trocas quase diárias de fogo na fronteira do Líbano. Há temores de que essa escalada de tensão leve a uma guerra aberta.
O que é o Hezbollah?
O Hezbollah é uma organização muçulmana xiita com grande influência política e maior poderio armado dentro do Líbano.
O grupo foi estabelecido no começo dos anos 1980 pela potência regional xiita mais forte da região, o Irã, com o objetivo de fazer oposição a Israel. Na época, as forças israelenses haviam ocupado o sul do Líbano durante a guerra civil do país.
O Hezbollah participa de eleições nacionais desde 1992 e se tornou uma das grandes forças políticas do país. Seu braço armado realizou diversos ataques mortais contra forças israelenses e americanas no Líbano. Quando Israel deixou o Líbano em 2000, o Hezbollah reivindicou para si a responsabilidade.
Desde então, o Hezbollah vem mantendo milhares de combatentes e um grande arsenal de mísseis no sul do Líbano. O grupo segue combatendo a presença de Israel em zonas de fronteiras contestadas.
Países ocidentais, Israel, países do Golfo e da Liga Árabe classificam o Hezbollah como uma organização terrorista. Em 2006, Hezbollah e Israel entraram abertamente em guerra, depois que o grupo realizou um ataque com mortes do outro lado da sua fronteira.
Tropas israelenses invadiram o sul do Líbano para tentar eliminar a ameaça do Hezbollah. No entanto, o grupo sobreviveu e desde então aumentou o número de combatentes e modernizou seu arsenal.
Quem é o líder?
Sheikh Hassan Nasrallah é um clérigo xiita que lidera o Hezbollah desde 1992. Ele teve papel fundamental em transformar o grupo em uma força política e militar. Ele possui laços estreitos com o Irã e seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.
A relação começou em 1981, quando o primeiro líder supremo do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, o indicou como seu representante pessoal no Líbano. Nasrallah não aparece em público há anos, supostamente por temor de ser assassinado por Israel. Mas ele segue sendo reverenciado pelo Hezbollah, e profere discursos na televisão todas as semanas.
A força do Hezbollah?
O Hezbollah é um dos grupos militarizados não-estatais mais armados do mundo. Ele é fundado e financiado pelo Irã.
Nasrallah diz possuir 100 mil combatentes, mas avaliações independentes estimam que o número verdadeiro varia entre 20 mil e 50 mil.
Muitos são combatentes bem-treinados e com experiência de lutar na guerra civil da Síria.
Estima-se que o Hezbollah tenha algo entre 120 mil e 200 mil foguetes e mísseis, de acordo com a organização Center for Strategic and International Studies.
A maior parte do arsenal é composta por foguetes de artilharia pequenos, não-guiados e de superfície.
Acredita-se que o grupo possui mísseis anti-aviões e antinavios, além de mísseis capazes de atacar no interior do Israel, longe da fronteira.
Esse arsenal é muito mais sofisticado do que o que o Hamas possuiria na Faixa de Gaza.