As leis de trânsito estão em constante mudança, adaptando-se aos novos hábitos e necessidades da sociedade. Recentemente, uma nova legislação foi aprovada, permitindo que determinadas motos sejam fornecidas sem a necessidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se você está curioso para saber quais são esses modelos, este artigo traz uma lista com 5 motos que podem ser pilotadas sem o documento. Veja como essa nova regulamentação pode impactar sua rotina.
A Nova Lei
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desempenhou um papel fundamental na criação e aprovação dessa lei, que entrou em vigor em julho de 2023. A regulamentação especifica quais veículos são classificados como “bicicletas elétricas” ou similares, permitindo que sejam transitadas sem a exigência da CNH. Esses modelos oferecem praticidade e economia, sendo uma opção atraente para quem busca alternativas acessível e prática para quem busca novas opções de mobilidade.
Zero Luna
Além de ser um dos melhores modelos vendidos no país, ela ainda atende às resoluções ditas acima por ser classificada como uma bicicleta elétrica e não uma moto. É equipada com motor de 350W e bateria com autonomia de 40 km.
Caloi Mobylete elétrica
Esse modelo voltou ao mercado bem mais moderno, entregando um motor de 350W e bateria de íon-lítio, 36V e 10,4 Ah.
Tailg Dyfly
Classificada como uma e-bike, ela possui um estilo mais sofisticado, parecido com uma pequena scooter. O modelo também conta com motor de 350W, mas sua bateria é um pouco mais potente, com autonomia de até 45 km.
Loop K1
Carrega um dos designs interessantes e, apesar da aparência meio frágil, o fabricante garante que a motinha suporta até 120 kg de peso em sua estrutura.
S1 Smart Bike
É um modelo de moto eletrificada e com a maior autonomia no país. Com carga total, esse modelo pode entregar até 141 km de autonomia, um grande feito para o segmento.