Geração Z diminui o consumo de álcool e desafia a indústria de bebidas
Buscar uma vida mais saudável e evitar a exposição inadequada na internet estão entre as principais razões
A indústria do álcool pode estar seguindo um caminho semelhante ao percorrido pela de cigarros.
No passado, os cigarros eram socialmente aceitos. No entanto, atualmente, são moralmente rejeitados em muitos lugares. Em locais como o Distrito Federal, é proibido fumar sob qualquer cobertura, mesmo em locais abertos. O setor, que já foi um dos mais poderosos do mundo, perdeu força à medida que a conscientização sobre os malefícios do produto aumentou.
Uma recente pesquisa realizada pela NCSolutions indicou que parte da nova geração está diminuindo o consumo de bebidas alcoólicas. As razões variam desde medo da exposição nas redes sociais até a busca por um estilo de vida mais saudável.
A mudança no mercado
De acordo com a Agência Nacional de Impostos (NTA) do país, o consumo de álcool caiu de uma média anual de 100 litros por pessoa em 1995 para 75 litros por pessoa em 2020. Isso impacta a arrecadação do governo. Os impostos sobre o álcool representavam 5% do total de impostos arrecadados em 1980. Em 2020, esse percentual havia caído para 1,7%.
Para tentar recuperar o dinheiro, no início de 2023 a agência de impostos do país lançou um concurso para impulsionar as vendas de bebidas alcoólicas entre os jovens. O programa “Sake Viva!” tinha como objetivo incentivar jovens de 20 a 29 anos a desenvolverem planos de negócios inovadores, visando revitalizar a indústria do álcool e atrair uma nova geração de clientes jovens para o setor.
Não foi só no Japão que os fabricantes de bebidas viram as vendas caírem. Nos EUA e Grã Bretanha o movimento foi semelhante. O desafio continua, uma vez que em 2024 mais pessoas garantem querer eliminar o álcool de suas vidas.
Nos EUA, 40% da população afirma querer retirar esse tipo de bebida da sua vida. Por isso, a indústria já está buscando se adequar à nova realidade. Uma reportagem da CNBC apontou que o mercado aumentou a disponibilidade de bebidas funcionais, isto é, que promovam algum benefício além da hidratação.
A ideia é dar aos consumidores opções capazes de substituir as bebidas alcoólicas em momentos de socialização.
O medo do cyberbullying e o aumento da conscientização
A pesquisa descobriu que parte do movimento de redução do consumo de álcool está ligado ao medo de exposição na internet. Os jovens entrevistados afirmaram que não querem se colocar em situações nas quais possam ser filmados e expostos na internet.
Por isso, preferem estar sóbrios e com o controle do material que será produzido com suas imagens.
Os malefícios do consumo de álcool também foram citados pelos entrevistados. A pesquisa apurou que o aumento do acesso à informação reduz o consumo excessivo de álcool.
Caso o movimento de redução do consumo de álcool continue, é possível que a hoje poderosa indústria do álcool perca grande parte de seu poder ao longo do tempo.