Educação: Macapá é uma das capitais do Brasil que mais avançaram no IDEB em 2023
Município avançou para 17ª posição no ranking das capitais com a melhor nota, estando entre as 8 capitais que mais cresceram em todo o país
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (14), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ano 2023.
O IDEB é o indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil. Macapá atingiu a marca de 5.3 no IDEB, e é uma das capitais do Brasil que mais cresceram no indicador pelo segundo ano consecutivo.
O município avançou para a 17ª posição no ranking das capitais com o melhor indicador, estando entre as 8 capitais que mais cresceram.
Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, isso é resultado de um intenso trabalho de investimento em profissionais e estruturas educacionais para que as crianças possam usufruir de um ensino de qualidade.
Madson Millor, secretário municipal de educação, ressaltou algumas das ações desenvolvidas com foco na melhoria do ensino e aprendizagem nas escolas municipais.
“O aumento do IDEB é reflexo de um conjunto de melhorias de infraestrutura e ampliação de ações constantes no Programa Educa Macapá, que capacita os profissionais que atuam nas escolas do município”, destacou Millor.
No município de Macapá, 54 escolas com turmas do 5º ano passaram pelas avaliações em 2023; dessas, 36 escolas alcançaram índices maiores que 5.0.
Principais escolas municipais com melhores índices
- EMEF Maria Luiza Bello 6.9
- EMEF Guita 6.6
- EMEF Amapá 6.5
- EMEF Aracy Nascimento 6.4
- EMEF Rondônia 6.3
- EMEF Hildemar Maia 6.2
- EMEF Cacilda Ferreira 6.1
- EMEF Ana Maria 6.0
Sobre o IDEB
O IDEB é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta o número de estudantes aprovados e o desempenho deles no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicada às turmas do 5° ano do ensino fundamental.