Polícia Ambiental apreende 1/2 ton de carne de jacaré
Apreensão foi resultado da operação nacional ‘Águas Seguras’
Para combater os crimes fluviais no rio Amazonas, o Governo da Amapá participa da operação nacional “Águas Seguras”, que visa fortalecer a segurança nas vias navegáveis dos estados que fazem parte da Região Norte, combatendo e investigando atividades criminosas, com foco na pirataria fluvial, narcotráfico e proteção do bioma amazônico.
Um dos destaques destes primeiros dias de atividade foi a apreensão, nesta segunda-feira, 12, de meia tonelada de carne de jacaré, configurando crime ambiental. Os animais abatidos foram encontrados em uma embarcação que navegava na foz do rio Mazagão Velho.
No Amapá, a ação coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) segue até 9 de setembro. As investigações começaram na sexta-feira, 9, com atuação das polícias Civil e Militar. Neste período foram abordadas ainda cinco embarcações e 32 pessoas.
No país, a ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e inclui a implementação de um Plano Tático Integrado de Segurança Pública para Amazônia, que abrange do patrulhamento intensivo com embarcações rápidas e equipadas, até a criação de bases fluviais em locais estratégicos, para suporte logístico e reabastecimento das equipes, além do uso de equipamentos tecnológicos.
Os trabalhos também focam nas fiscalizações de embarcações e abordagens com lanchas e equipes especializadas, tanto da PM quanto da PC fazem o patrulhamento nos rios e afluentes.
Para a Polícia Civil, a ação é uma estratégia eficaz da segurança pública, que fecha o cerco contra à criminalidade que viu nos rios, a oportunidade de realizar diversos crimes, já que operações em áreas terrestres urbanas da capital se tornaram frequentes, o que dificultou as investidas de grupos criminosos.