O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) aprovou, em reunião extraordinária, no dia 30 de julho, a readequação dos calendários letivos dos cursos superiores, pós-graduação e técnicos nas formas integradas, subsequentes de todos as unidades de ensino, para compensar os dias parados devido à greve dos servidores, ocorrida de abril a junho.
A medida busca garantir o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96).
O período letivo inicial do calendário corresponde ao segundo bimestre de 2024, com conclusão prevista para o segundo semestre deste ano. O calendário inclui sábados letivos nos terceiros e quartos bimestres.
O primeiro semestre letivo de 2024 deve ser encerrado nos meses de agosto e setembro. Já o segundo semestre deve começar entre setembro e outubro, conforme o campus, e se encerrar até fevereiro de 2025.
No Campus Macapá, as aulas referentes à continuação do 1º semestre de 2024 reiniciaram na segunda-feira, (05). As reposições de aula estão previstas para os sábados letivos e para alguns contraturnos. O 2º semestre letivo está previsto para finalizar em fevereiro de 2025.
Da mesma forma, no Campus Laranjal do Jari, o novo calendário inclui sábados letivos nos terceiros e quartos bimestres para evitar a extensão do ano letivo.