‘Operação Harpia’ cumpre mais de 80 mandados de prisão no Amapá e mais quatro estados
Criminosos com sentenças transitadas em julgados e foragidos foram localizados e presos na operação
Elden Carlos / Editor
A Polícia Civil do Amapá, com apoio da Polícia Federal (PF), deflagrou na manhã desta terça-feira, (06), a 2ª fase da operação ‘Harpia’, que cumpriu 87 mandados de prisão em municípios amapaenses (81) e nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, e Pará (6 ao todo).
As ordens de prisão por sentenças condenatórias foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Amapá. A primeira fase da operação foi deflagrada entre os dias 22 de julho e 2 de agosto, através do levantamento de informações dos alvos.
A primeira parcial divulgada por volta de 9h da manhã já dava conta da prisão de 57 pessoas. Estão sendo empregadas na operação 25 viaturas, 17 delegados da Polícia Civil e um delegado federal, além de 90 policiais das suas instituições policiais.
A Polícia Civil anunciou uma coletiva de imprensa para detalhar a operação e apresentar uma radiografia dos presos, mas adiantou que são pessoas que cometeram crimes diversos. Grande parte deles já estava residindo em outros estados.
Um dos casos citados foi de um homem que, em 1997, assassinou sua companheira no estado do Rio Grande do Norte. Após o feminicídio o homem passou por cidades como Catolé do Rocha (PB), Campina Grande (PB), Belém (PA), até se homiziar em Macapá. Após 27 anos como foragido, ele acabou preso em Macapá.