Cidade

Projeto 123 EJA certifica reeducandas do sistema prisional do AP

O curso abrirá portas para as reeducandas quando novamente forem reinseridas ao convivo da sociedade

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio do Projeto 123 EJA Sempre é tempo de recomeçar, realizou a cerimônia de certificação do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental ofertado para internas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Ao todo, foram 18 internas concluintes do curso iniciado em abril deste ano e que ocorreu na modalidade semipresencial com o objetivo de formar agentes auxiliares na implantação de ações socioambientais coletivas para resolução de problemas ambientes naturais, urbanos e rurais.

“Estamos mostrando que a gente foi capaz de estudar, de querer ter uma vida boa lá fora”, disse uma das concluintes do curso, durante depoimento na cerimônia. Ela, natural de Laranjal do Jari e, que preferiu não ser identificada na reportagem, disse que o curso serviu tanto para aprendizados referente ao meio ambiente, quanto para tentar uma oportunidade de trabalho quando estiver fora do sistema prisional.

“É extremamente emocionante ver 18 mulheres que estão aqui se formando como agente de desenvolvimento socioambiental”, disse a coordenadora de tratamento penal do IAPEN, Anny Karolyne. Segundo ela, este momento é um marco que fecha um ciclo na vida das internas e que a sociedade, representada pelos agentes públicos presentes na cerimônia, prestigia e incentiva as concluintes a continuarem seus estudos e qualificação sempre lhes for oportunizado no sistema.

Para a coordenadora da Penitenciária Feminina, Bruna Santos, destacou que o nome do projeto diz muito sobre a perspectiva que se tem para as reeducandas permitindo recomeçar através da oferta deste tipo de oportunidade de formação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo