Cidade

Ação Itinerante indígena em Oiapoque termina com mais de 8 mil atendimentos

Foram realizados vários serviços em diversas áreas de atuação, além do reconhecimento civil de 94 casamentos indígenas

A ação itinerante ocorrida no período de 23 a 30 de junho de 2024, que teve o propósito de facilitar o acesso à justiça, levando cidadania aos povos originários, foi idealizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amapá em parceria com diversos órgãos e instituições.

Foram realizados mais de 8 mil atendimentos aos Povos Indígenas em diversas áreas de atuação, além do reconhecimento Civil de 94 Casamentos Indígenas.

“Foi uma histórica jornada, pois conseguimos reduzir séculos de omissão e violações aos direitos dos povos originários. Levamos o necessário e imprescindível que foi cidadania a esses cidadãos, que além de distantes, são praticamente esquecidos. Mas o Poder Judiciário consegue enxergar. Gratidão a todos”, disse a Juíza do Trabalho do TRT8 no Amapá, Núbia Guedes.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) foi essencial na logística para que os trabalhos se realizassem de forma satisfatória; atuou intensamente sob a condução da Coordenadora Regional, Priscila Karipuna, registrando ela que: “Esse é um momento único para o nosso povo e esperamos que tenham mais ações desta magnitude dentro do nosso território, por isso agradeço ao TJAP e a todos os parceiros”.

Por fim, o presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho, declarou: “Agradeço todas as equipes do TJAP e demais órgãos e instituições que nos acompanharam nessa exitosa jornada, que aceitaram esse desafio tão nobre que de forma satisfatória possibilitou o acesso à justiça e a serviços públicos essenciais para satisfazer suas necessidades, levando cidadania aos povos originários que moram em locais distantes da sede do município de Oiapoque. Nossa estimativa de atendimento era em torno de mil, todavia ultrapassamos os 8 mil; isso significa que o resultado foi deveras exitoso. Muito obrigado a todos!”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo