Cidade

Parceria certifica jovens de Laranjal do Jari em três cursos

Ao todo, 210 jovens foram certificados

Uma parceria entre o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/AP), entregaram o certificado de conclusão de curso para 210 alunos no município de Laranjal do Jari.

O promotor de Justiça e coordenador das unidades do MP-AP no município, Arthur Senra Jacob, o promotor de justiça Marcos Rogério Costa e o diretor pedagógico do Senac/AP, Vítor Luiz Barreto, fizeram a entrega dos certificados dos cursos, realizados sob a coordenação do instrutor Rodrigo Nunes.

O objetivo da parceria é a qualificação para pessoas que moram em municípios distantes da área metropolitana do estado, promovendo, assim, a inclusão social e cidadania, com vistas à inserção no mercado de trabalho. 

Os cursos oferecidos: Operador de Computador, Assistente de Tecnologia da Informação e Assistente de Marketing e Vendas foram disponibilizados em 10 turmas, sendo 5 de Operador de Computador, 4 de Assistente de Tecnologia da Informação e 1 de Assistente de Marketing e Vendas. O curso de Marketing  e Venda atende a um pedido da comunidade, assim como a abertura de uma turma de Operador de Computador no período noturno.   

Os alunos são capacitados na Carreta Móvel de Informática de Gestão, por meio do programa Senac de Gratuidade. A parceria entre as instituições iniciou em 2016, e o sucesso da iniciativa motivou a renovação do Termo de Cooperação Técnica em 2021, 2023 e 2024.

Nestes anos, jovens e adultos dos municípios de Amapá, Pracuúba, Itaubal, Oiapoque, Cutias do Araguari, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho já foram atendidos com cursos de informática. Em Santana, além de conhecimento em informática, foi oferecida capacitação de Recepcionista em Hospedagem; e em Macapá, de Panificação, Manicure e Pedicure, Limpeza e Conservação e Combate de Endemias.

A renovação da parceria em 2024 garantiu as capacitações em Laranjal do Jari, no primeiro semestre, e no município de Pedra Branca do Amapari, a partir de 23 de julho, conforme cronograma. O edital prevê que a inscrição é feita por meio de teste de seleção. Entre os critérios para se tornar aprendiz estão a situação de vulnerabilidade social e vocação. 

Os promotores de justiça de Laranjal do Jari reafirmaram o compromisso da instituição e o total apoio ao projeto, que possibilita aos participantes a busca por uma vida melhor e evita que sejam levados para a criminalidade. “Foi um grande privilégio poder contribuir com a capacitação profissional de tantos jovens por meio dessa exitosa parceria entre MP-AP e Senac/AP”, afirmou o promotor Arthur Jacob.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo