MP e Setec alinham parceria para criação do Hub de Inovação do Amapá
No encontro, foi apresentado o projeto para utilização do prédio do antigo Macapá Hotel, atualmente desativado, situado em área nobre da cidade
A chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Christie Girão, e o secretário-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Alexandre Monteiro, reuniram na manhã desta terça-feira (2), na PGJ, com o secretário da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Edivan Barros Andrade, para conversar sobre uma parceria para a criação do primeiro Hub de Inovação do Amapá.
A iniciativa do Governo do Amapá visa estimular a formação de um ambiente de conexões entre poder público, empresas privadas, startups, estudantes e pesquisadores para promover o desenvolvimento do Estado nessa área.
No encontro, foi apresentado o projeto para utilização do prédio do antigo Macapá Hotel, atualmente desativado, situado em área nobre da cidade.
O secretário da Setec informou que a medida é uma proposta do Plano de Governo, que busca a destinação do espaço para desenvolvimento da economia criativa local. O gestor informou que o Hub de Inovação visa eliminar a ausência desse tipo de ambiente no Estado; reduzir barreira de integração entre os atores do ecossistema de inovação; elevar a competitividade dos produtos, negócios e serviços empresariais no Estado; bem como criar uma nova visão de desenvolvimento regional com base na inovação.
“Fui muito bem recebido aqui no MP para apresentar o projeto do HUB de Inovação, seus espaços e a forma de funcionamento, e também para convidar a instituição para ser parceira desta importante iniciativa do Governo do Estado que vai ser um espaço para compartilhar conhecimentos, iniciativas e, acima de tudo, gerar negócios, gerar empresas, renda e riquezas para o Amapá. Todo esse movimento é para fortalecer ainda mais o ecossistema e as políticas para inovações lideradas pelo executivo estadual”, ressaltou Edivan Andrade.
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) incentiva os MPs a inovarem, por meio de grupos de trabalho e da criação de laboratórios de inovação, informou o diretor do DTI.
“A inovação não é só tecnologia, antes de mais nada é importante alguém da área de negócio criando e pensando projetos inovadores, e só depois que chega à tecnologia, com isso ganhamos tempo. O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa”, afirmou Rodinei Paixão.