Cidade

Praça Mestre Guiga Melo é entregue para a comunidade do conjunto Mestre Oscar

Obra garante lazer e entretenimento, além de cuidar da saúde física e mental da população

A Prefeitura de Macapá entregou a 1º etapa da Praça Mestre Guiga Melo e Espaço Família, localizada no Conjunto Habitacional Mestre Oscar, Zona Norte. O espaço promove práticas de esportes, lazer e cultura.

A entrega faz parte da Maratona de Entregas: 14 obras em 14 dias. “O Habitacional Mestre Oscar tem duas praças para que as crianças realizem suas atividades esportivas e para que os familiares possam se reunir em espaços de lazer, cultura e esportes”, disse o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

A Prefeitura de Macapá adota uma política de qualificação e recuperação dos logradouros públicos. A obra garante lazer e entretenimento, além de cuidar da saúde física e mental da população.

A área inclui campo com grama sintética com mais de 1.000 metros quadrados, pavimentação em calçada e iluminação em LED. Além disso, conta com um Espaço Família equipado com mesas de dominó, futmesa, xadrez, pingue-pongue, balanços, playground, brinquedos para Pessoas com Deficiência (PcD) e escorregador.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) foi responsável pela execução e fiscalização dos serviços. Na praça foram plantadas 600 mudas de plantas ornamentais, cinco palmeiras e cinco árvores flamboyant e sibipiruna.

Quem foi Mestre Guiga Melo?

Aguinaldo José Gomes de Melo, o Guiga Melo, nasceu em Caruaru (PE), em 1958. Foi ator, diretor teatral e produtor cultural. Atuou em Macapá por mais de 30 anos. Foi agente cultural e produzia os bonecos do bloco ‘A Banda’.

Levou arte e cultura para praças, escolas e eventos culturais, ao lado da esposa, atriz e pedagoga Paiody Rodrigues. Foi ator e diretor da Companhia Viva de Teatro e dirigiu os seguintes espetáculos: “Máscara de São Tiago” e “A Linha Imaginária e os Mistérios do Meio do Mundo”.

Em 2016, recebeu o título “Mestre de Teatro de Bonecos do Nordeste”, do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No ano seguinte, recebeu o título de Mestre da Cultura Popular, por meio do Prêmio Leandro Gomes de Barros.

Foi vencedor do Prêmio Mira Muniz de Teatro e participou do documentário “Simãozinho Sonhador”, exibido para todo o Brasil em 2009. O longa foi vencedor do edital Doctv IV.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo