Lula cobra BC por juros mais baixos em anúncio de linhas de financiamento para RS
Discurso foi durante o anúncio de linhas de financiamento e crédito para empresários atingidos pela enchentes no Rio Grande do Sul (RS)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cobrou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para reduzir a taxa básica de juros para fazer novas políticas de empréstimos. O discurso foi durante o anúncio de linhas de financiamento e crédito para empresários atingidos pela enchentes no Rio Grande do Sul (RS).
“Espero que o BC veja a nossa disposição de reduzir a taxa de juros e, ele quem sabe colabore conosco reduzindo a taxa Selic para que a gente possa emprestar em taxa mais barata”, comentou o presidente na última frase antes de encerrar o discurso.
O governo editou, nesta quarta-feira (29), uma nova Medida Provisória (MP) que usa o fundo social com vistas a disponibilizar recursos para financiamentos em locais atingidos por calamidades públicas. Os recursos somam R$ 15 bilhões.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda (MF), Dario Durigan, na próxima semana o Conselho Monetário Nacional (CMN) fará uma reunião extraordinária para detalhar as linhas de financiamento junto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que o plano esteja disponível “o mais rápido possível para empresários e agricultores”.