Cidade

Programa Empodera Mulher leva curso a comunidade agroextrativista Água Branca do Cajari

Este é a primeiro curso do Polo Laranjal do Jari dentro de uma comunidade agroextrativista

A comunidade é um distrito localizado a 72 km do município Laranjal do Jari cuja maior atividade exercida pelos moradores está voltada ao extrativismo vegetal. E é nesta comunidade que 31 mulheres se capacitam no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em “Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção”, através do Programa Empodera Mulher. As aulas fazem parte da 2ª oferta de curso do Polo Laranjal do Jari e acontecem semanalmente às sextas-feiras e aos sábados.

Este é a primeiro curso do Polo Laranjal do Jari dentro de uma comunidade agroextrativista, que visa agregar na capacitação de mulheres e fortalecer as associações existentes no distrito como a Associação de Mulheres Agroextrativistas do Alto Cajari (Amac) e a Associação de Mulheres Moradoras e Trabalhadoras da Cadeia de Produtos da Sociobiodiversidade no Alto Resex Cajari (Amobil).

As atividades proporcionam conhecimentos básicos de gestão de negócios, como técnicas de compra e venda, atendimento ao cliente, fluxo de caixa, direitos e deveres do trabalhador, e uso da tecnologia para sustentabilidade de negócio.

As atividades contam com uma equipe multidisciplinar formada pela supervisora do Polo, professora Clícia Carvalho, pela psicóloga Ana Tereza Sussuarana, pela pedagoga Cristina Peres e pelo Técnico em Assuntos Educacionais Misael Fialho. O curso também possui professores formadores (internos e externos) que ministram os 13 componentes curriculares.

“Estar a frente do Programa em Laranjal do Jari tem sido um desafio, porém é gratificante proporcionar educação de qualidade, acolhimento, capacitação e autonomia para essas mulheres. É inspirador acompanhar a trajetória e superação diária de cada aluna. São mulheres incríveis, a educação é uma via de mão dupla, e com elas nossa equipe aprende também”, contou a coordenadora Clícia Carvalho.

O Programa Empodera Mulher possui política pública de acesso, permanência e êxito, de modo que as alunas podem receber uma bolsa de até R$ 600, condicionado a frequência nas aulas. “O conjunto de todas as ações se mostrou eficaz, uma vez que a turma 01 de Laranjal do Jari, finalizou com o total de 30 alunas, ou seja, com 0% de evasão”, frisou Clícia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo