Cidade

SMVS alerta médio risco de infestações pela dengue

Foram inspecionados 6.907 imóveis para a coleta de amostras e avaliação de locais onde os mosquitos podem se proliferar

Após 10 dias de pesquisa em campo, o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) apontou que a cidade de Macapá está em médio risco para infestação predial. Este é o 2⁰ ciclo da pesquisa, que ao todo é realizada em 4 ciclos. Com base nos resultados apontados, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) começou um cronograma de vistorias nos bairros com maior quantidade de criadouros.

Os bairros que apresentaram alto risco para infecção foram: Fortaleza, Fazendinha, Pedrinhas, Rodovia Josmar Chaves Pinto, Conjunto Chefe Clodoaldo. Estes locais receberão ações que consistem em visitas domiciliares, eliminação de depósitos passíveis de remoção e tratamento focal para controlar a infestação do mosquito. 

O 2⁰ ciclo foi realizado entre os dias 6 a 16 de maio. Nessa fase, foram inspecionados 6.907 imóveis para a coleta de amostras e avaliação de locais onde os mosquitos podem se proliferar.

Durante a pesquisa, também foram apontados os locais onde a proliferação dos mosquitos acontece. 40,7% da proliferação ocorre em lixos domésticos, sacos plásticos, latas e copos descartáveis, seguido por 23,7% da proliferação sendo encontrada em pneus descartados de forma indevida.

Após o levantamento, os agentes voltam às ruas para realizar a orientação da população para que os números de focos e do mosquito diminua na cidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo