Número de vítimas dos temporais no RS sobe para 157; desalojados passam de 581 mil
Em boletim divulgado às 18h deste domingo (19), Defesa Civil do estado aumentou lista de cidades afetadas para 463 e de afetados para 2.336.136
O boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na noite deste domingo (19) atualizou para 157 o número de mortos em decorrências das chuvas que assolam o estado desde o início do mês. As pessoas que ficaram desalojadas passaram de 581 mil. As cidades impactadas pela tragédia chegaram a 463 e os cidadãos afetados somam 2.336.136.
Os dados apontam que o número de desaparecidos reduziu para 88 e os de feridos encontra-se estável em 806. Outra queda foi a quantidade de pessoas em abrigos públicos (76.955), no entanto, o órgão destaca a necessidade de doações de itens como colchões, cobertores e roupa de cama e banho.
Até o momento, 82.666 pessoas e 12.215 animais foram resgatados pelo efetivo que conta com 27.716 agentes. São utilizados para a operação 4.061 viaturas, 21 aeronaves e 302 embarcações.
Em visita a quatro municípios do Vale do Taquari, o Governador Eduardo Leite (PSDB) se reuniu com prefeitos das cidades e conversou com pessoas alojadas em abrigos. Leite garantiu que o governo apoiará os projetos de reconstrução das estruturas.
“Fiz questão de ir aos abrigos e conversar com as pessoas para que possamos entender quais as principais necessidades. Estamos empenhados na recuperação das estradas e dos acessos vicinais e vamos enfrentar a burocracia para permitir que a reconstrução de escolas, comércios e lares possa ser rápida”, detalhou.
Infraestrutura
A Rio Grande Energia (RGE), concessionária de energia elétrica que atende parte do estado, não divulgou quantos clientes estão sem luz. Já a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial, divulgou que há 82.850 pontos sem energia elétrica, representando 4,5% do total de clientes. A situação de energia da RGE Sul não foi informada.
De acordo com a Defesa Civil, dezenas de municípios estão sem serviços de telefonia e internet. A Tim e a Claro normalizaram seus serviços, enquanto a Vivo ainda apresenta problemas em 4 municípios. A Corsan informou que 39.589 clientes estão sem abastecimento de água, o que corresponde a 1% do total de clientes.
Os temporais também causaram danos na infraestrutura viária do estado. Pelo menos 83 trechos de rodovias enfrentam algum tipo de bloqueio, sendo 47 rodovias com bloqueios totais e parciais, incluindo estradas, pontes e balsas.
De acordo com o balanço da Defesa Civil, mais de 378 mil estudantes foram impactados pelas cheias em escolas da Rede Estadual de ensino, com as aulas suspensas. O boletim ainda mostra os números de escolas afetadas (danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte, com problema de acesso e outros):
– 1.058 escolas
– 248 municípios
– 29 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs)
– 378.887 estudantes impactados
– 570 escolas danificadas com 219.623 estudantes matriculados
– 86 escolas servindo de abrigo