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MP/AP promove Escuta Social no Centro Pop em Macapá

A escuta teve a participação ativa dos presentes, sendo possível identificar as principais demandas e necessidades relativas aos serviços oferecidos

Promover a conscientização sobre a importância da luta antimanicomial e o respeito aos direitos das pessoas em situação de rua foram os objetivos da Escuta Social realizada nesta sexta-feira (17), no Centro Pop, localizado no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá.

A atividade foi conduzida pela promotora de Justiça Fábia Nilci, coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Cidadania, em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) da Saúde e o Movimento da Luta Antimanicomial.

Participaram também a Secretária de Assistência Social de Macapá (Semas); a Coordenadora de Saúde Mental do Município e da Atenção Básica, servidores e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS/CAPSi) e do Centro Pop. A escuta teve a participação ativa dos presentes, sendo possível identificar as principais demandas e necessidades relativas aos serviços oferecidos. 

“Aqui dentro do Centro Pop a gente tem nossa harmonia. Somos pessoas em situação de rua sim, mas temos direitos e estamos buscando eles, desde as pequenas coisas, como TV e limpeza, até o respeito e a nossa dignidade”, expressou Francisco Souza, usuário do Centro Pop.

A promotora Fábia Nilci destacou que essa ação é fundamental para garantir que as políticas para essa população, inclusive de saúde mental, sejam eficazes e centradas nas necessidades reais dos usuários.

“Cobramos o cumprimento de decisão do STF, ocasião em que os municípios tinham 120 dias para realizar um diagnóstico, apontando o quantitativo de pessoas em situação de rua, quantidade de abrigos, capacidade de fornecimento de alimentos. Macapá está em falta. Não obtivemos respostas. Assim como dos demais  municípios do estado. Hoje, com a presença da secretária, reforçamos a solicitação, assim como as demandas apontadas pelos usuários e servidores do Centro Pop”, explicou Fábia Nilci.

Em resposta às problemáticas levantas na Escuta Social, a secretária da Semas, Mayla Carvalho, falou aos usuários: “Esse é um momento para que vocês participem, e que nos ajudará a montar um projeto para melhorar o espaço. Todas as demandas estão anotadas e agradecemos a cada usuário pela transparência”.

Após a escuta, a promotora se reuniu com a secretária de assistência social, coordenadora e equipe do Centro Pop e representantes do movimento antimanicomial. Ocasião em que a Semas se prontificou a solucionar demandas mais simples, de estruturação do local onde atualmente funciona o serviço, bem como noticiou que o espaço passará por uma reforma.

Já a coordenação da atenção básica do município anunciou que já na próxima segunda, haverá servidor da secretaria de saúde bucal para fazer o levantamento do número de usuários para os atendimentos solicitados durante a escuta. 

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