Banner principalCidade

Incêndio na subestação Equatorial deixa quase 35 mil unidades sem energia elétrica em Macapá

Incêndio iniciou próximo das 4h da manhã desta sexta-feira (26) e provocou sérios problemas na subestação localizada na Zona Sul de Macapá. CEA Equatorial opera com transferência de cargas

Elden Carlos / Editor

Um incêndio registrado na madrugada desta sexta-feira (26) na subestação Equatorial, localizada no bairro Zerão, Zona Sul de Macapá, deixou 34.879 unidades consumidoras sem energia elétrica. O Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes) informou que a ocorrência foi gerada às 4h09. Onze minutos depois as equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) chegaram à subestação para iniciar o combate às chamas. A Polícia Militar (PM) isolou a área.

“Tinha um zumbido muito forte vinda ai de dentro. Começamos a ouvir pequenas explosões e ao sair pra ver o que estava acontecendo nos deparamos com o fogo alastrado pelo pátio da subestação. Foi algo surreal”, disse Marcelo Santos, de 32 anos, que mora próximo ao local sinistrado.

Em nota, a CEA Equatorial informou que os danos foram apenas materiais, e que equipes técnicas e operacionais iniciaram um plano de contingência para transferência de cargas de energia. Por volta de 8h cerca de 5 mil unidades afetadas já estravam com serviço restabelecido.

“O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas e fará a perícia para identificar as causas do incêndio. Ao longo do dia, a distribuidora informará o andamento das operações, prazo de normalização total do fornecimento e reforça que não está medindo esforços para que a situação seja resolvida na maior brevidade possível”, diz um trecho da nota.

Subestação móvel

Questionada sobre a entrada em operação da subestação móvel, que foi apresentada em junho do ano passado pela companhia e o governo do Estado, como alternativa em casos emergências como o ocorrido nesta sexta-feira, a assessoria da CEA Equatorial declarou que a diretoria avaliava a situação, e que até às 12h emitiria uma segunda nota sobre o caso.

O equipamento móvel foi montado com investimentos de cerca de R$ 12 milhões. A estrutura foi fabricada em Santa Catarina (SC) e tem capacidade para abastecer 40 mil unidades consumidoras.

Há época da apresentação da subestação móvel em Macapá, o governador Clécio Luis afirmou se tratar de parte do Plano de Investimentos da concessão dos serviços de distribuição de energia elétrica feita pelo Estado ao Grupo Equatorial. Segundo o governador, a subestação traria mais segurança energética ao povo amapaense.

“A unidade garante que todas as 19 subestações existentes no estado recebam manutenção constantes, sejam corretivas ou preventivas. Além de ajudar a evitar que ocorram casos parecidos como o que aconteceu na época do apagão (2020), isso faz parte do plano de investimentos da concessão feita pelo Estado ao Grupo Equatorial Energia, que nós cobramos e estamos tendo resultado”, frisou o chefe do executivo em junho do ano passado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo