Banner principalCidade

Equipe do GTA realiza parto de emergência dentro da aeronave

Dez minutos antes do pouso em Macapá, as contrações aumentaram e a tripulação precisou realizar o parto em pleno voo

A aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi deslocada para o distrito do Arquipélago do Bailique, na manhã desta quarta-feira, 17, para fazer a transferência de uma jovem de 21 anos de idade em trabalho de parto complicado para a capital, mas o bebê não esperou chegar na maternidade.

Dez minutos antes do pouso do GTA aqui na base em Macapá, as contrações da parturiente aumentaram e a tripulação precisou realizar o parto em pleno voo.

O tenente Valdecir Teles foi responsáveis em fazer o parto improvisado em um espaço mínimo.

“A gente tenta preparar todo o espaço para que ocorra da melhor forma possível, tanto para a mãe quanto para o recém-nascido. Fizemos todos os procedimentos necessários”

A aeronave, comandada pelo tenente Dirley Rodrigues, usou de suas habilidades para manter o voo seguro em condições climáticas adversas.

O diretor da unidade de saúde de Bailique que também é enfermeiro veio acompanhando a paciente, e presenciou pela primeira vez um parto, e de uma forma marcante.

“Na hora o coração acelera, com todas as emoções afloradas; dá vontade de chorar, é uma sensação única. Hoje, me sinto realizado profissionalmente”, disse emocionado João Felipe Marques.

A maioria dos atendimentos feitos pelo GTA é de resgate e salvamento, e dessa vez foram duas vidas salvas de uma só vez, mãe e filho.

Mãe e filho foram levados para a Maternidade Mãe Luzia e passam bem.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo