Lula lança políticas públicas para jovens negros com ações em áreas como saúde, educação e renda
Grupo de trabalho responsável pelo plano foi criado em 2023, por meio de decreto assinado pelo presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da cerimônia de lançamento do Plano Juventude Negra Viva, um pacote de políticas públicas para jovens negros do país. O grupo de trabalho responsável pelo plano foi criado em março de 2023, em decreto assinado por Lula.
De acordo com o Palácio do Planalto, o plano conta com 200 ações e 43 metas específicas, divididas nos eixos de saúde; educação; cultura; segurança pública; trabalho e renda; geração de trabalho e renda; ciência e tecnologia; esportes; segurança alimentar; fortalecimento da democracia; meio ambiente; garantia do direito à cidade; e valorização dos territórios.
“O pacote é fruto da reivindicação de movimentos negros em todo o Brasil e tem como principal objetivo construir ações transversais para a redução da violência letal e outras vulnerabilidades sociais que afetam majoritariamente a juventude negra no país”, diz o governo em nota.
Dados
Segundo o Censo 2022, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 203 milhões de habitantes e segue se tornando cada vez mais feminino (104,5 milhões ou 51,5% do total de brasileiros). A população negra (incluindo pretos e pardos) corresponde a 55,5% (112,7 milhões) do total.
Ainda de acordo com dados do IBGE, a renda dos trabalhadores brancos foi, em média, 69% superior à de pretos e pardos em 2021.
Apesar de representarem 9,1% e 47%, respectivamente, da população brasileira em 2021, eles estão em desvantagem no mercado de trabalho, apresentam os piores indicadores de renda, condições de moradia, escolaridade, acesso a bens e serviços, além de estarem mais sujeitos à violência e terem baixa representação em cargos de gerência.