Banner principalCidade

Chuvas devem permanecer intensas no Amapá até a próxima segunda-feira (19)

Chuvas intensas e rajadas fortes de vento devem seguir até a segunda-feira (19), segundo previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

O Governo do Estado está monitorando de perto as chuvas intensas que atingem Macapá e outras regiões do estado, causando alagamentos e destruição de casas, e está auxiliando as famílias desabrigadas.

O boletim do tempo desta terça-feira, 13, previu fortes chuvas na capital até segunda-feira, 19. A probabilidade, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, é de 90%. A temperatura vai variar de 30º (máxima) e 25º (mínima).

A previsão é que as chuvas ocorram simultaneamente com a alta da maré, durante o fenômeno do Equinócio. Nesse período, as marés tendem a alcançar níveis críticos, podendo resultar em transbordamentos e inundações em áreas sensíveis.

Diante desse cenário, o Governo do Estado reforça a atenção para canais e áreas de ressaca, que podem ser especialmente vulneráveis aos impactos das chuvas intensas e da alta da maré. Além disso, o fenômeno El Niño tem contribuído para a concentração e intensificação das chuvas na região.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) as chuvas na capital têm acontecido de forma intermitente, com intensidade forte a fraca dependendo da região.

Os maiores acumulados foram registrados na Zona Sul de Macapá, com cerca de 100m, seguidos pela Zona Central, 65mm, e Zona Norte, com 20mm. “O que choveu nos últimos 3 dias é comparável ao que choveu nos 13 primeiros dias de fevereiro do ano passado. As precipitações se concentram na faixa litorânea do estado, entre Itaubal e Laranjal do Jari. Todas as comunidades que estão perto do Rio Amazonas estão sentindo esse impacto”, explica o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo