Banner principalCidade

Chuva intensa, ventos fortes e maré alta causam alagamentos, queda de árvores e acidentes em Macapá

Capital registrou volume de chuvas de cerca de 100mm nas últimas 24 horas, segundo o meteorologista Jefferson Vilhena, do Nhmet

Elden Carlos / Editor

Transbordamento de canais, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica em algumas regiões da capital. Essa é a situação provocada pelas fortes chuvas que caem sobre Macapá desde a madrugada desta terça-feira (13).

Na rodovia Duca Serra, Zona Leste da capital, a queda de uma árvore provocou ainda a colisão entre uma picape, um carro coletor de lixo e um ônibus. A área foi isolada para o trabalho do Corpo de Bombeiros e o trânsito ficou congestionado.

“Não esperávamos esse volume de chuvas, mas às 9h da manhã recebemos um alerta laranja de chuvas intensas que coincidiu com a maré alta que foi de 3.5m e provocou o transbordamento dos canais. Estamos atuando para socorrer as pessoas que precisem de apoio nesse momento”, disse Aldair Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal.

A precipitação de chuvas combinou com a maré alta registrada no final da madrugada, o que ocasionou o transbordamento de canais importantes que cortam a cidade, como o canal do Beirol. Várias casas foram invadidas pelas águas e os prejuízos ainda estão sendo contabilizados pelos moradores.

De acordo com o meteorologista e chefe do Núcleo de Hidrometeorologia do Amapá (Nhmet), Jefferson Vilhena, os modelos meteorológicos indicavam que as chuvas mais fortes deveriam ocorrer a partir de domingo (11). A previsão é de que esse período de chuvas intensas se prolongue até quinta-feira (15).

“Os modelos meteorológicos previam chuvas de 40mm a 55mm, mas as últimas atualizações mostram que em algumas áreas como Santana, Mazagão, e Zona Sul de Macapá, atingiram 65mm. Já na Zona Norte da capital os níveis estão bem abaixo dessa média. É importante frisar que foram registradas rajadas de ventos nas estações meteorológicas de 50km/h, mas em algumas áreas essas rajadas localizadas podem ter chegado entre 70 e 80 km/h. Somando as últimas 24 horas, o volume de chuva que caiu sobre Macapá chega a 100mm”, disse Vilhena.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo