Piratas Estilizados aposta em tecnologia e levanta arquibancada no Sambódromo
Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados foi a quarta agremiação a se apresentar no Sambódromo. Escola apostou na tecnologia e apresentou desfile inovador na Ivaldo Veras
Celebrando 50 anos de história, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados foi a quarta agremiação a se apresentar no Sambódromo de Macapá, nesta sexta-feira, 9. Com o enredo: “A energia que conduz a paixão alaranjada”, a escola levou muitas surpresas para o Carnaval 2024 – Amapá 80 Anos, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com vários parceiros como Sebrae e governo estadual.
Com mais de 1,3 mil brincantes, em 10 alas, 2 carros alegóricos e 2 tripés, a agremiação mergulhou nas raízes da mitologia grega, com deuses, forças naturais, fé e a espiritualidade. Além de destacar as energias renováveis, tudo em preto, laranja, verde e branco.
Com a presença de drones com múltiplas cores, um show aéreo visual marcou a entrada da agremiação na Avenida Ivaldo Veras. Imagens em 2 dimensões como a do ‘Piratinha’, mascote da escola; do martelo do Thor, Deus do Trovão, e o Marco Zero do Equador, foram projetadas no céu para delírio do público nas arquibancadas, que vibrava com gritos e palmas com a tecnologia mostrada.
A alas, com alguns espaços vazios, estavam vestidas com fantasias volumosas e com desenhos geométricos, equipadas de chifres, chapéus, escudos, machados e capas, referenciando os cavaleiros nórdicos. A comissão de frente apostou em uma coreografia com gestos de luta e culto à Thor, com um tripé que simbolizava o trono do deus do trovão.
A apresentação de 1h08 intercalava momentos de capela no refrão do samba-enredo, mas que nem sempre eram cantados pelo público. A bateria da escola estava equipada de capacetes com luzes e com o ritmo coordenado por apitos, em uma espécie de ‘Operarios do Samba’.
As alegorias trouxeram referências a energia solar, eólica, fenômenos da natureza, como o Equinócio, e Gaia, deusa da terra, iluminados com muitas luzes, glitter e folhas.
Fotos: Divulgação/Jorge Júnior/GEA