Império do Povo, de Santana, retrata na avenida a história de fé e resistência de Igarapé do Lago
Terceira escola a se apresentar, a verde e branco levou para avenida o enredo: “A folia da mãe de Deus da piedade!”, com a história de fé e resistência da comunidade do Igarapé do Lago.
Campeã de 2023 do Grupo de Acesso e “caçula” entre as agremiações do Amapá, com 30 anos de existência, a Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, do município de Santana, abriu o desfile das escolas do Grupo Especial do Carnaval 2024 – Amapá 80 Anos, nesta sexta-feira, 9, no Sambódromo de Macapá.
Terceira escola a se apresentar, a verde e branco levou para avenida Ivaldo Veras o enredo: “A folia da mãe de Deus da piedade!”, com a história de fé e resistência da comunidade do Igarapé do Lago, em Santana, apresentada por mais de 1,2 mil componentes, divididos em 13 alas, 2 carros alegóricos e 2 tripés.
Com sons de batuques de marabaixo, a escola fez referência às tradições e costumes das religiões de matriz africana, com adereços que representavam resistência e a diversidade cultural da comunidade do Igarapé do Lago, localizada no limite do município de Santana.
O público foi ao delírio quando o carro abre-alas, que carregava a águia dourada, mascote da agremiação, levantou o bico, enquanto seus passistas representavam a liberdade do quilombo santanense.
Para completar a história da região, a “ala das baianas”, formada por moradoras da região do lago, trouxe a mistura das religiões de matrizes africanas com o catolicismo, simbolizando a pluralidade e a diversidade de crenças, juntamente com a alegoria ‘Piedade’, que foi iluminada nas cores azul e branca.
Por conta do tempo, a agremiação teve que acelerar o passo na avenida com sua última ala, terminando o desfile com 1 hora e 15 minutos, dentro do tempo regular.
Fotos: Divulgação/Maksuel, Gabriel e Crystofher/GEA