Hoje começa o desfile no Sambódromo; confira ordem de apresentação e samba-enredo
Em um espetáculo de cores, brilho, criatividade e muita alegria, o Sambódromo de Macapá abre nesta sexta-feira, 9, o desfile oficial das escolas de samba do Amapá. O primeiro dia contará com cinco agremiações: Embaixada de Samba, Império da Zona Norte, Império do Povo, Piratas Estilizados e Boêmios do Laguinho. As apresentações iniciam a partir das 22h.
A realização é da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com apoio direto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Dez agremiações vão passar pela Avenida Ivaldo Veras nos dois dias de desfiles.
- Embaixada de Samba (22h)
O enredo “Macapá querida, cidade cheia de vida” é inspirado em uma obra de 1997, de João Silva e Ivo Canuti, a apresentação vai retratar a cidade de Macapá do ponto de vista da saudade. As alegorias remeterão à antiga estrutura arquitetônica de Macapá, com casarões, praças, bares, comércio, cultura e costumes.
- Império da Zona Norte (23h35)
A Independente Império da Zona Norte busca a vitória no Grupo de Acesso neste ano com o enredo “Bem-vindo a Tartarugalzinho: Terra do Mineiro, o Grande Pioneiro”, que contará a trajetória do empresário Altamir Rezende, o “Seu Mineiro”, um dos pioneiros no desenvolvimento econômico de Tartarugalzinho. A proposta é recriar mitos, lendas, belezas, festividades e personalidades tradicionais da região.
- Império do Povo (1h10)
Com o enredo “A Folia da Mãe de Deus da Piedade”, a Império do Povo vai celebrar a história de resistência da comunidade do Igarapé do Lago, localizada no limite do município de Santana com a capital, Macapá. Entre as novidade deste ano, estão as fantasias que foram doadas por meio do projeto social “Fabricando Carnaval”, realizado dentro do barracão da agremiação em 2023. São beneficiadas cerca de 300 pessoas.
- Piratas Estilizados (2h45)
O enredo “Energia que conduz a paixão alaranjada” celebra os 50 anos da agremiação com um mergulho nas raízes da mitologia grega, explorando a conexão entre os deuses, as forças naturais e a espiritualidade. A apresentação tem como referências as histórias de Thor, deus pertencente a mitologia nórdica e associado aos trovões e às batalhas.
- Boêmios do Laguinho (4h20)
O enredo “Lindo Igarapé: das mulheres, dos poetas, da cultura e da fé” busca destacar as influências marcantes da cultura marajoara do primeiro bairro da capital construído fora da região central. O desfile vai resgatar o pioneirismo feminino do igarapé, inspirado na composição de Osmar Júnior. A fé será representada pela devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que hoje dá nome ao bairro.