Extremo Norte

Uma aventura fascinante

Que tal mergulhar na exuberante Lagoa Azul?

Por Marly Tavares – Socióloga / Pesquisadora / Jornalista
Fotos:
Wirley Almeida e Thaís Madureira

Na imensidão das águas azuis turquesa, o mergulho da bailarina Thaís Madureira, parece um voo acrobático no céu refletido sobre o espelho d’água. Essa aventura se tornou uma das rotas mais desejadas e frequentadas no estado do Amapá.

A Lagoa Azul, no município de Serra do Navio, distante 208 quilômetros da capital, Macapá, com acesso, no primeiro trecho pela BR 156 até Porto Grande, parada obrigatória para um café, a viagem continua pela Perimetral Norte que serpenteia seguindo o majestoso rio Araguari e a antiga Estrada de Ferro do Amapá, cerca de mais 100 quilômetros.

A viagem por si, já é uma aventura, a partir de Porto Grande, o chão batido anuncia uma paisagem cênica fantástica, ora com vista por sobre as árvores gigantes, ora com clima de serra encoberta pela densa neblina nos trechos montanhosos, atenção e aquecimento da adrenalina para quem deseja se aventurar num mergulho nas exóticas lagoas.

As lagoas azuis, de fato são cinco, mas apenas três acessíveis, a lagoa da mina T6 há apenas 4 quilômetros da histórica vila, é possível ir de carro até lá, a lagoa da mina F12 localizada há aproximadamente 7 quilômetros, sendo 3 quilômetros com subida por trilha após a travessia do rio Amapari, e a lagoa da mina A12, há mais ou menos 2 quilômetros nos arreadores da vila, de acordo com o guia de turismo local, Wirley Almeida que criou o roteiro “Acampamento na Mina F12”.

Ele conta que a maior lagoa tem aproximadamente 18m de profundidade e tem atraído centenas de visitantes e turistas para conhecer esse destino fascinante no município de Serra do Navio, portal de entrada para Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, comenta.

As lagoas formaram-se a partir das minas dos tempos da exploração de manganês, na década de 50. A máxima que diz: “na natureza tudo se transforma”, nas lagoas azuis se aplica, pois o sulfato de cloro ainda presente, provoca em suas águas uma tonalidade rara e espetacular, como se fossem piscinas naturais tratadas diariamente, próprias para banho, asseguram especialistas.

Nas lagoas azuis em Serra do Navio, a história e a natureza se cruzam num mergulho fascinante, que refresca e lava a alma, num lugar único, com clima de magia e paisagem exuberante. “Mesmo morando em Serra do Navio e mergulhando sempre nas lagoas azuis, não me canso de apreciar tanta beleza”, comenta a bailarina e fotógrafa, Thaís Madureira.

Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia

Siga no Instagram @extremonorteap

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo