Cidade

Força-tarefa contra a dengue tem ampliação do espaço no Hospital de Oiapoque

De dezembro de 2023 a janeiro de 2024, foram realizados 3.500 atendimentos, sendo que 80% desse quantitativo se refere a pacientes com sintomas da dengue

O Governo do Amapá ampliou a capacidade de atendimento a pacientes com sintomas da dengue no Hospital Estadual de Oiapoque, com adaptação de uma sala do ambiente. Ainda na quinta-feira, 1º, o governador, Clécio Luís, decretou situação de emergência no município, após aumento de casos de dengue, infecção viral causada pelo mosquito aedes aegypti.

De dezembro de 2023 a janeiro de 2024, foram realizados 3.500 atendimentos, sendo que 80% desse quantitativo se refere a pacientes com sintomas da dengue. Do total de pessoas atendidas, 36 precisaram de internação.

  • Mais suporte

A maioria dos casos de dengue em Oiapoque é provocada pelo vírus D3 (dengue hemorrágica). Um óbito pela doença foi registrado na região na segunda quinzena de janeiro, o que não ocorria desde 2019.

  • Reforço na imunização

A vacinação foi intensificada no município pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Foram disponibilizadas doses de imunizantes contra a Covid-19 e a Influenza, além de consultas e procedimentos médicos.

  • Força-tarefa

O Governo do Amapá iniciou uma grande ação de enfrentamento da dengue no município de Oiapoque, com mais de 300 pessoas envolvidas em atividades de vacinação, testagem, limpeza da cidade, retirada de entulho, borrifação de inseticidas nas casas e ruas, e conscientização dos moradores.

A ação também inclui a distribuição de mais de 3,1 mil kits de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além da alta nos casos de dengue, a cidade enfrenta as consequências sociais e econômicas da estiagem e pragas nas plantações de mandioca, base da alimentação indígena.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo