Cidade

Seminário oferta oficinas e minicursos gratuitos no campus Binacional de Oiapoque (AP)

Evento, gratuito e aberto ao público em geral, ocorre dias 3, 10, 17 e 24 de fevereiro de 2024

O 6º Seminário de Extensão do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Seclii), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), oferta oficinas e minicursos gratuitos de extensão universitária com emissão de certificados de 10 horas. O evento ocorre até dia 24 de fevereiro, no campus Binacional de Oiapoque (AP).

Os seminários ocorrem somente aos sábados (3, 10, 17 e 24 de fevereiro de 2024), com início a partir das 8h. Serão cinco sábados com diversos seminários em variadas áreas, como saúde mental indígena, trabalho de campo em geografia, ensino de línguas e materiais pedagógicos, entre outros. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento: https://www.even3.com.br/6seclii/

Para o coordenador e presidente do evento, Prof. Dr. Glauber Romling, o Seclii tem como objetivo proporcionar aos participantes, em nível local, regional e nacional, minicursos e oficinas.

“O evento acontece desde 2020, antes da pandemia, que a gente tem no intercultural indígena. […] Já estamos no 6º seminário, nesse evento estamos inovando mais uma vez, já tivemos com quatro dias, agora serão em cinco, porque a procura pelos seminários é muito grande”, explica.

A programação conta com a participação de intelectuais e acadêmicos, com uma mostra de suas produções acadêmico-científicas, artísticas culturais e político-jurídicas relacionadas a temáticas indígenas, amazônicas e de interesse da comunidade.

“É importante ressaltar, também, como somos intercultural indígena, nós também temos cursos em outras línguas, em línguas indígenas. Já tivemos cursos no kheuól, tanto karipuna, quanto galibi marworno e ainda vamos ter mais cursos em outras línguas indígenas, pois boa parte da comunidade de Oiapoque fala estas línguas e prestigia os cursos quando estão disponíveis […] É importante ter essas línguas circulando por outros lugares”, acrescenta o coordenador.

Para o professor, a expectativa sobre os seminários é a melhor possível. Segundo ele, houve um recorde no número de minicursos. “Faremos em cinco dias, só com os minicursos, temos sempre a casa cheia, vinte a trinta pessoas por minicursos que são bastante procurados”, afirma.

Não haverá inscrições, as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Os certificados de participação do evento serão emitidos apenas aos participantes que assinarem a lista de frequência pela manhã e tarde.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo