HE de Santana registra alta demanda de atendimentos no período de um mês
As salas vermelha pediátrica e de politrauma adulto e infantil ajudaram a reduzir o número de transferência para a capital

Os novos espaços inaugurados pelo Governo do Amapá há pouco mais de um mês no Hospital Estadual de Santana (HES), têm possibilitado a realização de diversos procedimentos em urgência e emergência. No período de 21 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024, foram registrados 12,8 mil atendimentos.
O complexo hospitalar conta com pronto atendimento adulto e infantil, enfermarias e maternidade com UTI neonatal.
Durante trinta dias foram registrados 8.162 atendimentos na clínica médica adulta; 3.179 atendimentos pediátricos; e 1.459 serviços de trauma. No mesmo período, foram realizados 31.474 exames laboratoriais.
- Complexo Hospitalar de Santana
Inaugurado em 21 de dezembro de 2023 o novo complexo hospitalar que integra o Hospital Estadual de Santana, tem pronto atendimento adulto e infantil, enfermarias e UTI neonatal.
No pronto atendimento Raimundo Cordeiro da Rocha são 103 leitos distribuídos nas salas de medicação e observação do paciente, de decisão clínica pediátrica, de traumatologia, clínica médica, cirúrgica, farmácia, centro cirúrgico e UTI, além de ambulatórios, consultórios médicos e sala de gesso.
Uma nova maternidade também foi entregue, ela tem capacidade para 61 leitos, sendo 8 na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e o restante na Unidade de Cuidado Intermediário (Ucinco), sala vermelha, enfermarias e sala de decisão clínica.
Um dos atos mais significativos e simbólicos para a população de Santana foi a retirada das tendas que ficaram por três anos no hospital. Elas foram instaladas no período mais grave da pandemia e por conta da alta demanda, permaneceram para atendimentos de pacientes.



