Política Nacional

Os desafios de Lewandowski na investigação do caso Marielle

Dino passa bastão para Lewandowski em meio a pressões por elucidação de mortes da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, prepara-se para entregar o posto ao sucessor, Ricardo Lewandowski, em uma semana. A partir de 1º de fevereiro, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) herdará de Dino não só as atribuições naturais do cargo, como a pressão pelo cumprimento de promessas relativas à elucidação do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Com a investigação federalizada desde o início do ano passado, o futuro ministro terá, diante de si, inúmeros desafios. Entre os principais está, sem dúvidas, conseguir responder quem mandou matar Marielle e Anderson e as motivações para o duplo homicídio.

Embora as investigações tenham chegado aos executores, ainda não há respostas sobre quem teria encomendado o crime. Mas o tempo decorrido desde a data dos assassinatos é um dos pontos complicadores na busca pela solução.

O atual chefe da pasta e o sucessor se reuniram no Palácio da Justiça, em Brasília. O objetivo do encontro foi alinhar o processo e acertar detalhes da transição entre as equipes. Lewandowski afirmou que se dedicará a dar continuidade ao trabalho exercido por Dino, com adoção de ajustes quando necessário.

A reunião, porém, tomou lugar no mesmo dia em que vieram à tona detalhes de uma suposta delação premiada de Ronnie Lessa, que é apontado como um dos executores da morte de Marielle. Questionado por jornalistas, Dino afirmou que não comenta vazamentos de investigações e que não confirma nem nega uma possível delação.

O atual ministro da Justiça, no entanto, reafirmou que as investigações estão perto de um fim, sem especificar se a conclusão levará dias, semanas ou meses. Dino, apesar de destacar o empenho da PF em solucionar o crime, observou que não há previsão para a elucidação do caso diante da complexidade que ele envolve.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo