Programa “ID Jovem” de política pública garante o direito de jovens em eventos culturais
Programa lançado pelo Governo Federal contempla jovens que comprovem integrar uma família com renda de até dois salários mínimos

O Governo do Amapá incentiva o público de 15 a 29 anos a se inscrever no ID Jovem, uma política pública que garante o direito à meia-entrada em diferentes eventos culturais e até duas vagas gratuitas em trens, embarcações e ônibus que realizam transporte interestadual.
O programa foi lançado pelo Governo Federal em 2016 para jovens que comprovem integrar uma família com renda de até dois salários mínimos e que estejam inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). No Amapá, a política pública é executada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv).
A gestora da pasta, Priscila Magno, destaca a possibilidade do público, através do ID Jovem, utilizar de maneira gratuita embarcações de viagem, meio de transporte tão comum no estado para chegar em outras regiões da Amazônia. Cada barco tem até duas vagas garantidas para o programa, e caso já estejam ocupadas, outras duas, com 50% de desconto, são ofertadas.
“O Governo do Amapá agora vem fazendo o trabalho de divulgar essa política que já é direito dos nossos jovens há alguns anos. Além disso, por meio da Secretaria de Juventude, também vamos fiscalizar o cumprimento do ID Jovem, chegar em cada empresa que pode disponibilizar esse serviço e saber se ela está realmente pondo em prática aquilo que foi planejado pelo poder público”, detalha Priscila.
Outro serviço proporcionado pelo ID Jovem é a meia entrada em programas artísticos e esportivos como peças de teatro, cinema, shows, museus e jogos de futebol. Esse direito já é assegurado aos estudantes, no entanto, por meio do projeto, é possível ter esse acesso sem estar estudando em alguma instituição de ensino, bastando apenas atender as exigências da iniciativa.



