Embaixada registra recorde em vistos e alerta para fraudes
O número de vistos emitidos para brasileiros em 2023 superou a marca de 1,1 milhão, mas a quantidade de fraudes detectadas em documentos alertou a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
Após anos de recessão econômica e de pandemia da Covid-19, os brasileiros puderam voltar a conhecer novos lugares dentro do país e no exterior, sendo os Estados Unidos um dos principais locais escolhidos por turistas para viagens internacionais em 2023.
É o que aponta a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. No acumulado do ano passado, foram emitidos 1,125 milhão de vistos a brasileiros nos cinco postos de atendimento ao público no país, localizados nas cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).
O número superou as expectativas e é considerado um recorde. Mas a representação norte-americana também detectou um aumento na quantidade de fraudes em pedidos de visto de brasileiros, o que acendeu um alerta junto às autoridades.
Daniele Faieta, representante consular da Embaixada dos EUA no Brasil, comentou sobre este fato em entrevista exclusiva ao DOL. Ele afirma que a representação norte-americana costuma aprovar o pedido de visto de mais de 80% das pessoas que solicitam, mas os quase 20% reprovados são por inconsistências nos dados pessoais e nas documentações solicitadas.
“Nesse pedidos que não são aprovados, a maioria deles é porque o solicitante não demonstrou vínculos com o Brasil. Temos também alguns casos em que as informações não são corretas. Muitos solicitantes recorrem ao serviço de despachantes por acharem que preencher o formulário do visto é difícil e é mais fácil e seguro contratar um despachante, mas, por vezes, as informações declaradas não conferem”, explicou Faieta.
Ele ainda ressaltou que as pessoas que desejam pedir o visto norte-americano precisam estar atentas às consequências de informar dados incorretos ou fraudar as informações.
“É importante lembrar que o solicitante é responsável por todas as informações do formulário. Às vezes, as informações não estão corretas ou, em casos extremos, podem ser até falsas. Nestes casos, podem haver consequências com a lei brasileira”, declarou, alertando que a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil acionam a Polícia Civil quando detectam algum indício de fraudes nas solicitações de visto.