Operação apreende drogas, armas e aparelhos celulares no Iapen
Presos foram extraídos dos pavilhões no início da manhã desta segunda-feira (11) durante a operação ‘Mute’, deflagrada para combater o crime organizado na penitenciária amapaense
Elden Carlos / Editor
Foi deflagrada no início da manhã desta segunda-feira (11), no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), a segunda fase da operação ‘Mute’, que busca combater a comunicação ilícita dentro das penitenciárias do país e outros crimes praticados por integrantes de células criminosas que atuam dentro das cadeias pública. A operação decorre da parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Ministério da Justiça.
Nas primeiras horas do dia os presos foram extraídos dos pavilhões e levados para uma área de confinamento onde permaneceram sentados sob vigilância de forte aparato policial. As celas foram revistadas uma a uma. O Grupo Tático Aéreo (GTA) deu apoio operacional aéreo na operação, tendo uma visão de todo complexo prisional.
Estoques, armas de fogo, mais de 40 aparelhos celulares, munições, carregadores e outros objetos ilícitos foram apreendidos durante as buscas. Segundo o governo estadual, nesta terça-feira (12), representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen/MJ) e Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (lapen) vão apresentar as medidas adotadas no Amapá para o enfrentamento às organizações criminosas.