Banner principalPolícia

Operação reprime derrubada de árvores nobres na zona rural de Santana

Foram apreendidos mais de 100 metros cúbicos de madeira extraída irregularmente na região do Torrão do Piaçacá, Zona Rural do município santanense

Elden Carlos / Editor

Agentes da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), apreenderam cerca de 100 metros cúbicos de madeira extraídos de forma ilegal na comunidade de Matão do Piaçacá, localizado na zona rural do município de Santana, na Região Metropolitana de Macapá. A ação foi comandada pelo delegado Wellington Ferraz.

Segundo a autoridade policial, houve uma denúncia de extração ilegal de madeira nobre e instalação de carvoarias clandestinas. O delegado solicitou apoio da Polícia Científica do Amapá (PCA) na operação. Já na chegada foram identificadas diversas árvores de massaranduba e angelim vermelho. Havia ainda madeira já processada para comercialização.

“Identificamos pelo menos mais oito pontos de desmatamento com cortes seletivos das espécies. Os criminosos ambientais utilizam essa estratégia porque a abertura de pequenas clareiras em mata fechada dificilmente é detectada pelos satélites. Então, eles selecionam as madeiras mais valiosas economicamente e efetuam o corte seletivo. Sem o alerta dos satélites o trabalho de monitoramento fica comprometido, mas contamos com as denúncias e monitoramento de campo para tentar frear ao máximo essa prática”, destacou Ferraz.

O proprietário da área e dois funcionários que trabalham com ele já foram identificados, mas não estavam no local no momento da abordagem. Eles deverão ser acionados judicialmente para responder pelos crimes de:

  • Desmatar floresta nativa, em terras de domínio público, sem autorização do órgão competente
  • Ter em depósito ou guardar madeira, carvão, sem licença ambiental
  • Cortar ou transformar em carvão madeira de lei, para fins exploratórios, econômicos em desacordo com determinação legal e construir estabelecimentos ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ambiental.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo