Colunas

Os 60 anos dos X-Men!

"Mutante com orgulho"

Por Eder Brasil

Poucos produtos da cultura pop tem a capacidade de sobreviver ao teste do tempo tanto quanto os X-men! Em 2023 o grupo de heróis e vilões completa 60 anos de criação, desde as folhas dos quadrinhos até animações e filmes em live action, os Mutantes continuam sendo os super poderosos favoritos de muitas gerações.

“Os X-Men surgiram originalmente em 1963, fazendo parte de uma série de novas idéias e títulos propostos pelo editor Stan Lee, da editora Marvel Comics. Lee, no caso, tal como já havia feito com outras de suas criações, dava continuidade à exploração de um novo modelo de personagens de quadrinhos do gênero super-heróis. Essa então recente proposição super-heroística mesclava ironia e características anti-heróicas, à época pouco comuns aos personagens das revistas de histórias em quadrinhos, trazendo heróis que conviviam com problemas ou dificuldades que também poderiam afetar o leitor comum, como a incompreensão dos semelhantes, dificuldades econômicas, conflitos com autoridades policiais e crises de consciência. A fórmula já havia apresentado ótimos resultados com o monstro verde Hulk (1962) e com o desajustado adolescente Peter Parker, o Homem-Aranha (que também havia começado ficcionalmente a grudar suas teias nos prédios da cidade de Nova York em 1962), entre outros.

Originalmente composto por Cíclope, Garota Marvel, Anjo, Fera e Homem de Gelo e orientado por um tutor paternal e compreensivo, o Professor Charles Xavier, também ele um mutante -, não conseguiu nem de longe se aproximar do sucesso dos personagens anteriores. Apesar do trabalho artístico sempre admirável do mestre Jack Kirby e da proposta temática interessante, eles não conseguiram passar, em seus primeiros anos de participação na falange Marvel, de heróis de terceira ou, no máximo, segunda categoria. Colocação injusta, sim. Mas, à época, real e provavelmente justificada. Afinal, tratava-se apenas de mais um grupo de heróis surgidos na esteira da ameaça nuclear, que combatiam malfeitores de mesma origem (a chamada Irmandade de Mutantes, chefiada pelo vilão Magneto).

Nas primeiras aventuras da equipe, nem sequer se cogitava a respeito da dicotomia Martin Luther King e Malcolm X, que posteriormente veio a centralizar, respectivamente, as análises das figuras dos líderes dos X-Men e da Irmandade.” (Terra)

A criação dos X-Men foi uma verdadeira revolução na identificação do público com personagens e tramas, jovens que por serem diferentes eram odiados e até marginalizados pela sociedade.

“O lançamento de X-Men: Evolution aconteceu há mais de 20 anos. Desde então, essa animação provoca uma gama gigantesca de reações no público. Alguns fãs amam, outros acham mediano, outros até mesmo odeiam, mas o que não se pode fazer enquanto fã de X-Men, é ficar indiferente diante da animação. Isso por ela fez um sucesso estrondoso aqui no Brasil e se tornou referência para muitos fãs, mesmo não sendo tão fiel aos quadrinhos. Mas se essa é uma animação que não é tão fiel ao material fonte, por que é que os fãs gostam tanto? Hoje o Universo X-Men falará um pouco sobre como X-Men: Evolution se tornou um marco para os fãs de X-Men do Brasil.” (Omeleteve)

Os X-Men agora estão em posse da Disney Studios e de volta para sua casa, a Marvel, os fãs aguardam com muita expectativa a chegada oficial dos Mutantes no universo Marvel e o encontro dos X-men com os Vingadores.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo